Marcha de imigrantes chega à fronteira do México com os EUA

Mais de 1.500 pessoas proveniente de países da América Central percorreram cerca de 4.300 quilômetros até Tijuana, no México

© Jorge Duenes / Reuters

Mundo Marcha 15/11/18 POR Lusa

Mais de 1.500 imigrantes da caravana proveniente de países da América Central chegaram, nesta quinta-feira (15), à cidade mexicana de Tijuana, na fronteira com os Estados Unidos, relatou a agência France Presse (AFP).

PUB

O grupo, proveniente de Honduras, El Salvador e Guatemala, juntou-se às outras cerca de 800 pessoas que chegaram à cidade mexicana, em pequenos grupos, desde domingo passado.

"Sinto-me melhor, cansada, mas melhor. Passou um mês desde que comecei este percurso com as minhas filhas de 7, 11, 13 e 15 anos", afirmou Miriam, uma mãe de 32 anos, natural das Honduras, quando descia de um dos vários autocarros que deixavam os migrantes junto a uma portagem perto de Tijuana.

+ Casal que não consegue sorrir apaixona-se e planeja construir família

À cidade fronteiriça mexicana devem chegar ainda hoje mais autocarros, com aproximadamente 3.000 mil pessoas a bordo, segundo as agências internacionais.

Fugir da miséria, da violência de grupos criminosos organizados e alcançar o "sonho americano" são as principais motivações destas pessoas. A movimentação em massa de imigrantes começou em Honduras, mas depois alastrou-se para outros países da região.

Muitos hondurenhos partiram a pé da cidade San Pedro Sula (a cerca de 180 quilômetros a norte da capital Tegucigalpa), no dia 13 de outubro, aquela que foi a primeira etapa desta caravana. Cerca de 4.300 quilômetros depois, alguns deles chegaram, nesta quinta, a Tijuana.

Os imigrantes estão decididos em entrar nos Estados Unidos, apesar das ameaças do presidente norte-americano, Donald Trump, que prometeu impedi-los e destacou cerca de 4.800 militares para a fronteira do país.

No posto fronteiriço de San Diego, junto a Tijuana, as autoridades norte-americanas decidiram limitar, nos últimos dias, as vias de acesso para os automóveis e instalaram barreiras de cimento e arame farpado.

Pelo menos oito imigrantes que tentaram cruzar uma barreira metálica foram rapidamente detidos por agentes da guarda fronteiriça dos Estados Unidos, constatou um jornalista da AFP no local.

Segundo as Nações Unidas, embora milhares ainda permaneçam na marcha, há relatos de que muitos já abandonaram o objetivo ou dividiram-se em pequenos grupos.

Na quarta-feira, o Instituto Nacional de Migrações das Honduras informou que mais de 7.000 hondurenhos já tinham regressado ao país de forma voluntária.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 12 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama MAIDÊ-MAHL Há 13 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 12 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 10 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

fama Harry e Meghan Markle Há 4 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

esporte Indefinição Há 12 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

brasil São Paulo Há 12 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

fama Documentário Há 4 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

brasil Brasil Há 8 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

fama LUAN-SANTANA Há 12 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento