© Reuters/Arquivo
A passagem do ciclone Gaja que atingiu Tamil Nadu, no sul da Índia, na madrugada desta sexta-feira (16), deixou pelo menos 11 mortos e graves danos materiais, obrigando também a retirada de milhares de pessoas.
PUB
"Foram registrados danos nas nossas infraestruturas. (...) O ciclone provocou a queda de postes de eletricidade e árvores e danos graves em barcos de pescadores e casas", afirmou Satya Gopal, secretário da Autoridade de Gestão de Desastres de Tamil Nadu, à agência de notícias espanhola EFE
+ Terremoto de magnitude 6,2 é registado nas Ilhas Salomão
A fonte precisou que 81.948 pessoas de 22.849 famílias foram retiradas antes da chegada do ciclone, sendo 13.000 delas são crianças.
O Gaja enfraqueceu e passou entretanto à tempestade por volta das às 5h30 locais, esperando-se que perca mais força nas próximas horas à medida que se move para oeste, segundo o Departamento Meteorológico Indiano na sua conta do Twitter.
O ministro indiano do Interior, Rajnath Singh, garantiu a Palaniswami "toda" a ajuda possível do governo central.
A passagem de ciclones na costa indiana é frequente, sendo que o último passou há um mês na costa leste do país provocando a morte a oito pessoas e elevados danos materiais.
Em dezembro do ano passado, o ciclone Ochkhi causou a morte a 80 pessoas no sul da Índia. Com informações da Lusa.