Chico Buarque ganha dois prêmios no Grammy Latino

O brasileiro recebeu o troféu de melhor canção em língua portuguesa por "As Caravanas"

© AgNews / Fábio Moreno

Cultura Caravana 17/11/18 POR Folhapress

Chico Buarque, indicado para quatro categorias do Grammy Latino 2018, venceu duas. A primeira por melhor álbum de música popular brasileira por "Caravanas", primeiro álbum lançado desde "Chico", em 2011. Além deste, o brasileiro recebeu o troféu de melhor canção em língua portuguesa por "As Caravanas".

PUB

Chico tinha sido indicado para mais duas categorias, como a de melhor álbum do ano, mas foi vencida pelo porto-riqueno Luís Miguel por "¡México por Siempre!". Ele concorria também com melhor arranjo por "Massarandupió", mas quem levou o prêmio foi a canção "Se Le Ve" do colombiano Milton Salcedo.Outro destaque nacional foi da cantora e compositora Anaadi que recebeu o gramofone dourado de melhor álbum pop contemporâneo.

Segundo a agência de notícias AFP, ao receber o prêmio, que foi distribuído no pré-show do Grammy, Anaadi lamentou que o Brasil esteja "sofrendo uma ameaça neofascista com o seu governo novo".

"Espero que a gente possa continuar sendo independente para fazer cultura, arte, música independente nesse país que tanto precisa de identidade, que tanto precisa reforçar sua identidade neste momento histórico", disse a brasileira.

Jorge Drexler 

 "Nem sei mais o que dizer", brincou o cantor Jorge Drexler ao subir no palco do Grammy Latino pela terceira vez, nessa quinta-feira (15), para receber o prêmio de melhor gravação do ano por "Telefonía" -o mais importante da cerimônia.

A música também rendeu ao uruguaio o prêmio de melhor canção do ano. O terceiro prêmio da noite foi pelo melhor álbum de cantor-compositor por "Salvavidas De Hielo".

Com as três estatuetas em mãos, Drexler desbancou o cantor de reggaeton J Balvin, favorito da noite com oito prêmios ao Grammy Latino, que acabou levando apenas um troféu para casa por melhor álbum de música urbana por "Vibras".

Ao receber o prêmio, Balvin reforçou a importância da música urbana em manter as pessoas foras das ruas e dar importância às suas vidas.

Já para a cantora Rosalía, a noite foi de grandes conquistas. Com cinco nomeações e, por isso, a mulher mais indicada ao Grammy Latino em 2018, a espanhola ganhou dois grandes prêmios, entre eles o de melhor canção alternativa e o de melhor fusão/interpretação urbana por "Malamente".

Aos 25 anos, a espanhola tem sido apontada pela mídia internacional como uma das responsáveis por revolucionar o flamenco e torná-lo acessível aos jovens.

Tanto Rosalía quanto Karol G, que venceu o prêmio de artista revelação, relembraram em seus agradecimento a força feminina e o poder da mulher na indústria da música.

"Eu não vou parar enquanto não ver o mesmo número de homens e mulheres nos estúdios", disse Rosalía.

Anitta, indicada a dois prêmios da noite, pelos hits "Downtown", em parceria com J Balvin, e "Sua Cara", com Pabllo Vittar, não venceu nenhum. A carioca acabou subindo ao palco apenas para apresentar o vencedor de melhor álbum de salsa do ano, que foi de Victor Manuelle, por "25/7".

 

Durante a cerimônia, shows como de Bad Bunny, Karol G, J Balvín e a banda Maná, que recebeu o prêmio personalidade do ano do Grammy Latino, foram os pontos altos da noite com apresentações que envolveram pirotecnia, coreografias e roupas brilhantes. 

Porém, apresentações mais contidas também permearam a noite, como a do grupo nortenho Calibre 50, que começou a tocar logo após um dos discursos mais sérios desta edição do Grammy Latino, feito pela apresentadora Ana de la Reguera. 

"Nesses tempos de crises, a arte se torna um meio de nos lembrar todas a urgência da justiça e da necessidade de se encontrar soluções para união, tolerância e inclusão", disse Reguera. Logo após o discurso, o grupo tocou "Corrido de Juanito", uma música que fala sobre um homem que imigrou aos Estados Unidos. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 4 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento 24/12/24

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 21 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 23 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 20 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 18 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 22 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour