Justiça condena ex-professora da UFMG acusada de estelionato

A professora nega as acusações

© PIXABAY

Brasil Dedicação 17/11/18 POR Estadao Conteudo

A 9ª Vara da Justiça Federal de Belo Horizonte condenou a ex-professora da UFMG Marlene Catarina Lopes Melo, acusada de estelionato por violar o regime de dedicação exclusiva da universidade. A docente teria acumulado funções na instituição federal após assumir a vice-diretoria e o quadro societário de uma faculdade particular na capital mineira.

PUB

Apesar de inicialmente considerar que a ré agiu "com grau de culpabilidade elevado", a pena inicial de dois anos e oito meses de reclusão foi substituída pelo pagamento de 20 salários mínimos e prestação de serviços à comunidade. O Ministério Público Federal alega que irá recorrer e cobrar uma pena mais dura.

De acordo com a acusação, Marlene integrou o quadro societário da Faculdade Novos Horizontes em novembro de 1999 e passou a exercer os cargos de diretora acadêmica e de vice-diretora da unidade.

No mesmo período, ela lecionava na Faculdade de Ciências Econômicas da UFMG e pertencia ao Regime de Dedicação Exclusiva (RDE), que proíbe o exercício de outra atividade remunerada. Por ser optativo, o RDE garante ao servidor uma gratificação extraordinária de 50% do salário.

Ao se manter no regime e acumular funções, a docente teria obtido vantagens indevidas e em prejuízo aos cofres públicos, alega o MPF.

A professora nega as acusações e afirma que somente assumiu o cargo na direção da Novos Horizontes após sua exoneração e, antes disso, prestou assessoramento informal ao marido, sem receber nada por isso.

A juíza substituta Raquel Vasconcelos de Lima, no entanto, não aceitou a versão da defesa e condenou a docente que, segundo ela, 'tinha pleno conhecimento da incompatibilidade do exercício concomitante das funções'.

"Tanto que, após a negativa do requerimento para gozo de licença para tratar de interesse particular, requereu a exoneração da UFMG", afirmou a juíza. "Logo, vê-se que ela tinha plena condição de conhecer a legislação pertinente e com a sua atitude, no mínimo, assumiu o risco do resultado"

A magistrada disse ainda que a professora "agiu com grau de culpabilidade elevado" por ser também uma docente de administração. "As consequências produzidas pela infração penal foram graves, em face do valor recebido indevidamente e do período de mais de um ano", afirmou.

Defesa

A reportagem está buscando contato com o advogado que defende a professora Marlene Catarina Lopes de Melo.

Nos autos, a docente afirma que o regime veda ao servidor o exercício de administração, e não participação em sociedade. Marlene era detentora de 21% das quotas da Novos Horizontes e tinha participação de 5,25% no empreendimento, à época presidida pelo seu marido. A professora afirma ainda que a instituição só foi credenciada em 2001 e que somente tomou posse como vice-diretora em 2003, após sua exoneração da UFMG.

"Durante esse período, eu estava na Faculdade Novos Horizontes, no período da noite, que é horário de funcionamento da faculdade, e eventualmente eu substituía o diretor da faculdade, mas enquanto não saiu a minha exoneração da UFMG, eu não respondi formalmente pela Diretoria da Faculdade Novos Horizontes", afirmou, em depoimento transcrito nos autos.

A professora alega que entre 1999 e 2003 exerceu 'assessoramento sem formalização', pois aguardava a decisão de dois pedidos de licença, que eventualmente foram negados. "Este assessoramento não resultou em qualquer pagamento", afirmou. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Rio de Janeiro Há 2 Horas

Bruno Gagliasso é acusado de calote milionário em venda de casa; entenda

mundo DONALD-TRUMP Há 1 Hora

Trump sugere que declarará emergência nacional para promover deportações

justica Rio de Janeiro Há 2 Horas

Filho é preso por matar a mãe em condomínio de luxo na Barra da Tijuca

brasil Alagoas Há 3 Horas

Jovem de 24 anos morre após cair de carro e ser atropelada em João Pessoa

fama Angelina Jolie e Brad Pitt Há 19 Horas

Filho de Angelina Jolie e Brad Pitt faz raríssima aparição em evento

fama Realeza britânica Há 22 Horas

Ladrões entram no Castelo de Windsor enquanto família real dormia

fama Piqué Há 19 Horas

Casa de Piqué vandalizada como forma de protesto. Veja o vídeo

mundo G20 Há 18 Horas

Argentina adere à Aliança Global contra a Fome após mudar de posição

esporte La Liga Há 20 Horas

Atlético de Madrid teme por Simeone e até já procura um substituto

fama Paul Teal Há 14 Horas

Morre aos 35 anos Paul Teal, ator de "One Tree Hill" e "Outer Banks"