© iStock
“Hamptons dos anos 70, St Barth dos anos 80 e José Inácio e Trancoso dos anos 2000”: foram essas as comparações feitas pela Revista Forbes para definir a charmosa região de Comporta, em Portugal, apontada em 2017 pelo New York Times como um dos melhores destinos do mundo para se visitar. E enquanto o mundo inteiro não fica sabendo, a elite europeia e os mais antenados aproveitam para fincar o guarda-sol nessa extensa praia localizada ao centro-sul do país do bacalhau.
PUB
A post shared by COVERSTORY (@coverstorynyc) on Nov 16, 2018 at 1:15pm PST
+ Primeiro hotel subterrâneo do mundo é inaugurado na China; fotos
E é exatamente por estar ainda muito intocada, rodeada por uma natureza preservada – graças a muitas restrições ambientais vigentes – e construções típicas, que o charme dessa região portuguesa tem atraído tantos olhares interessados.
Um paraíso ainda pouco explorado por brasileiros, Comporta fica a cerca de 1h30 de Lisboa e não por acaso é reduto de celebridades como Madonna, Cristian Louboutin, Philippe Starck e Jacques Grange que já garantiram suas casas de verão por lá.
View this post on Instagram
A post shared by Fátima Sardinha (@sardinetuxa) on Nov 2, 2018 at 6:49am PDT
O mar é azul turquesa e a areia bem branquinha. Existem faixas de praias desertas, outras praias mais conhecidas como a Praia do Pêgo, Carvalhal, Aberta Novamas e também a badalada Praia da Comporta. Se você é do tipo que não arreda o pé até o sol se pôr, existem opções de quiosques e restaurantes na praia mesmo. Um exemplo é o Comporta Café, que tem um ótimo serviço e serve pratos típicos portugueses. Há música ambiente e bons drinques.
O Ilha do Arroz também é uma ótima opção, mas segue bem a linha “beach club”, com um lounge com enormes puffs coloridos e vista para o mar. Como seu nome diz, a especialidade é o arroz
.
View this post on InstagramA post shared by @miss_mimi_moo on Nov 16, 2018 at 2:03pm PST
Aliás, arroz é mesmo o forte da região. A vila é muito conhecida por seus extensos arrozais, em meio as dunas. Com vista para os campos de arroz e de propriedade de uma das pessoas mais descoladas de Lisboa, o Museu do Arroz é um restaurante elegante que vale a visita, já que possui cena noturna com a presença frequente de djs durante a temporada de verão.
Mas, a parada obrigatória é mesmo no conhecido restaurante Sal. Por lá não faltam excelentes opções de frutos do mar, peixes frescos e mesas com vistas para a praia. Por ser ótimo para longos almoços com os amigos, o indicado é fazer reserva com antecedência. Mas, se o Sal estiver muito cheio outras boas opções não faltam. É o caso da Dona Bia, quase um segredo local, que serve as refeições nas mesas colocadas na areia e tem como especialidade o arroz malandrinho.
Já no quesito atividades, o mais indicado é conhecer a região em passeios a cavalo por uma vista deslumbrante. A empresa Cavalos na Areia (favorita da Madonna) realiza um passeio imperdível pelas vinhas, dunas e arrozais onde se tem uma ideia da imensidão da zona costeira. Na região há ainda diversas atividades como caiaque, pesca, observação de golfinhos, golfe, surfe, vinícolas e degustações de vinho. Outro passeio imperdível é o piquenique especial organizado pelo Sublime Comporta – primeiro hotel da região – e oferecidos apenas para os hóspedes. Ele acontece numa praia deserta na Herdade dos Pinheirinhos, que é acessível apenas de jipe.
View this post on InstagramA post shared by portugalcool (@portugalcool) on Nov 1, 2018 at 7:58am PDT
Hospedagem
Por mais que a região seja perto de Lisboa, vale hospedar-se por lá e recarregar as energias. O hotel Sublime Comporta é perfeito para isso. Incrustrado na natureza e com décor arrojado, o Sublime é um misto de simplicidade e modernidade. Escolha uma das vilas com lareira exterior, ideais para apreciar bons vinhos portugueses ao ar livre.
View this post on InstagramA post shared by TL PORTFOLIO (@tlportfolio) on Nov 17, 2018 at 3:31pm PST
Já o “Food Circle” fica localizado em meio ao jardim do hotel, nele há um balcão para 12 pessoas que queiram viver uma experiência gastronômica única – debaixo de um céu estrelado, rodeado de ervas e aromas. No restaurante, utiliza-se apenas métodos de cozinha ancestrais e o fogo tem protagonismo – o jantar é servido à luz da fogueira, inclusive – , deixando para trás as técnicas mais modernas.
O chef Tiago Santos serve tudo o que nasce no jardim gastronômico do hotel e tudo a sua época. Desde vegetais até flores comestíveis, raízes e sementes, tudo harmonizado com carne e peixes ou com produtos de parceiros locais cuidadosamente selecionados.
O hotel conta ainda com o “Com Brasa”. O nome diz tudo, já que nesse espaço a arte é a dos grelhados e são várias as opções de carne, peixe e vegetais preparadas com perfeição. Para acompanhamento são servidas saladas e vegetais leves que combinam com as altas temperaturas. A seleção de vinhos nacionais é feita para premiar toda a experiência gastronômica.
E para quem valoriza os cuidados com o corpo e a mente e o meio ambiente, o SPA do Sublime Comporta se compromete a oferecer experiências aos clientes na forma mais pura através dos produtos naturais da Amala Organic Skincare, que são 100% feitos de extratos naturais. O arroz e o sal marinho – destaques da região - também foram incorporados aos tratamentos oferecidos. E se na gastronomia a experiência é “farm to table”, no SPA, os ingredientes vão diretamente do jardim para a cama, isso pois todas as manhãs, as terapeutas colhem no Jardim Biológico do próprio hotel (que conta com mais de 300 variedades de plantas), os ingredientes necessários para o melhor equilíbrio entre corpo e mente. Com uma abordagem holística, o Sublime SPA integra - a par dos mais variados tratamentos de corpo e rosto – serviços da medicina tradicional chinesa como Acupunctura, Tui Na ou Auriculoterapia.
Serviços de Personal Training , aulas de ioga e tênis também estão disponíveis. O espaço conta ainda com 3 salas de tratamento (uma para casais), sauna, banho turco, piscina interior aquecida, um ginásio e um pavilhão exterior, de madeira, onde se podem realizar algumas aulas e tratamentos em contato direto com a natureza.