A Estação Espacial Internacional - International Space Station (ISS) - comemorou, nesta terça-feira, 20 anos. Há duas décadas, o módulo decolou do Cazaquistão, inaugurando uma nova era de cooperação de alta tecnologia no espaço.
PUB
A agência espacial russa Roscosmos iniciou o projeto para construir um sucessor para as estações Mir e Skylab, quando lançou seu módulo Zarya do Cosmódromo de Baikonur, no Cazaquistão.
Duas semanas depois, a Nasa seguiu o exemplo com o seu próprio componente, Unity. Os dois juntaram-se à órbita terrestre e iniciaram um esforço de construção de 13 anos que possibilitaria a produção de um vasto satélite artificial, servindo como um observatório, laboratório e plataforma a partir da qual a humanidade poderia progredir na compreensão de próprio mundo, conta o The Independent.
+ Zuckerberg nega que deixará comando do Facebook
A ISS também foi um ato marcante de cooperação entre os Estados Unidos e a Rússia, os velhos inimigos da Guerra Fria, que acabariam por decidir cessar décadas de tensões nucleares para compartilhar os conhecimentos que ambos acumularam durante e depois da Corrida Espacial dos anos 1960.
Para celebrar o 20º aniversário deste projeto, que pretende durar mais 10 anos pelo menos, a Reuters divulgou algumas imagens da Estação Espacial Internacional.
Confira a galeria.