© iStock
Peixes e frutos do mar carregam sabores únicos em cada espécie. Seja em postas, filés ou inteiros, a iguaria tem a carne sensível e se diferencia quando o assunto é tempero.
PUB
+ Dietas radicais podem causar a queda dos cabelos, adverte médico
Para que as ervas e especiarias não se sobressaiam ao gosto natural do peixe é preciso alguns cuidados que fazem toda diferença no resultado final. “Para cada tipo de peixe e receita existe um modo de preparo especial preservando o sabor e a textura, mas existem regras chaves que podem ser usadas sem erro”, afirma chef Mirian Marcatti, da Boutique Pescados Hermes.
Abaixo seguem alguns segredos para nunca mais errar no modo de preparo de peixes.
• Lembre-se: Para um resultado saboroso o peixe deve estar bem limpo e fresco, assim os temperos darão sabor a iguaria.
• Não use: É comum sempre encontrarmos limão ao lado do peixe, mas evite temperos ácidos, pois podem cozinhar o peixe antes do preparo. Para uma boa marinada, aposte em vinho seco ou saquê. E use o limão somente na hora de servir.
• Evite: Ervas e especiarias com o sabor muito forte ou em grande quantidade, pois elas interferem radicalmente no sabor da iguaria. Dissolva o tempero no azeite para não interferir no gosto do peixe.
• Não esqueça: Se fritar o peixe, tempere uma porção de farinha com ervas finas e polvilhe o pescado. Assim ele absorverá menos óleo e ficará com uma casquinha crocante e saborosa.
• Aposte: Para dar um charme ao sabor do peixe, use alecrim. Além de um sabor marcante, o tempero não prevalece ao gosto do peixe, pelo contrário, harmoniza e muito com pescadas brancas.