© Marcelo Camargo/Agência Brasil
Neste domingo (25) ocorre a prova da 1ª fase da Fuvest, exame que seleciona os alunos da USP (Universidade de São Paulo). São 127.786 inscritos disputando 8.362 vagas em 183 cursos de graduação.
PUB
Neste ano, o vestibular tem uma novidade. Além da carreira, os candidatos escolheram o perfil de vaga ao qual concorrem: ampla concorrência (sem exigência de pré-requisito), escola pública (independente da renda) ou escola pública PPI (autodeclarados pretos, pardos e indígenas que, independente da renda, tenham cursado o ensino médio em escola pública).
Assim, cada modalidade terá uma nota de corte. É um sistema similar ao adotado pelo Sisu (Sistema de Seleção Unificada, utilizado para ingresso via Enem) e reflete um esforço da universidade em melhorar os índices de inclusão de alunos vindos da rede pública.
Para o ingresso em 2019, a USP reservará 40% de suas vagas, por curso, para estudantes de escola pública, considerando Fuvest e Sisu. Dentro dessa porcentagem, ainda incidem 37,5% de reserva de vagas para PPIs.
A prova deste domingo é a última das principais avaliações universitárias aplicadas em novembro. No dia 18 houve o vestibular da Unicamp. No dia 15, o da Unesp. E no começo do mês, em 4 e 11 de novembro, o Enem.
+ Bolsonaro sobre Mais Médicos: 'Mais do que tortura, é um ato criminoso'
Os portões dos locais de prova abrem às 12h30 e fecham às 13h. A avaliação tem duração limite de cinco horas.
O processo seletivo da Fuvest é dividido em duas fases. Na primeira, os estudantes terão que responder a 90 questões de conhecimentos gerais. Na segunda fase, responderão questões discursivas de língua portuguesa e, pelo menos, duas disciplinas específicas conforme o curso escolhido, além de uma redação.
A novidade é que a etapa discursiva de 2019 será mais enxuta: a prova será feita em dois dias e não mais em três. Os testes da segunda fase serão nos dias 6 e 7 de janeiro.
Em São Paulo, a CET vai monitorar o trânsito neste domingo para assegurar a mobilidade dos candidatos. Isso afetará o horário de funcionamento de algumas vias que fecham para a circulação de carros aos domingos.
A avenida Paulista, por exemplo, será liberada para lazer das 13h às 18h. As demais vias que fecham para tráfego terão esse expediente das 13h às 16h. A avenida Sumaré, por sua vez, não participa do programa neste domingo, tendo tráfego livre de veículos ao longo de todo o dia. Com informações da Folhapress.