Vídeo mostra drone sobrevoando presídio de SP onde estão chefes do PCC

São três minutos de filmagem que mostram, inicialmente, imagens de veículos passando pela rodovia Raposo Tavares, que fica a poucos metros dos muros da penitenciária

©  iStock

Justiça imagens 24/11/18 POR folhapress

Câmeras do sistema de segurança da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo flagraram um drone sobrevoando a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde está preso Marco Camacho, o Marcola, considerado o número 1 do PCC. A Folha de S.Paulo divulgou cópia dessas imagens.

PUB

As gravações foram feitas na manhã de 27 de outubro, quando forças de segurança do estado já estavam em Presidente Venceslau para conter um plano de resgate dos chefes do PCC.

São três minutos de filmagem que mostram, inicialmente, imagens de veículos passando pela rodovia Raposo Tavares, que fica a poucos metros dos muros da penitenciária, no sentido norte, em direção ao centro de Presidente Venceslau.

Abruptamente, a câmera é direcionada no sentido oposto, para a área rural da cidade, e passa acompanhar um drone. O operador da câmera tenta enquadrar o aparelho o mais perto possível nas imagens, mas não consegue. Ele desparece depois de cerca de um minuto e meio, após aparecer próximos aos muros da prisão.

+ Criminosos invadem casa, matam quatro e ferem bebê de 3 meses em MG

Segundo policiais que participam da operação em Venceslau ouvidos pela reportagem da Folha de S.Paulo, aparelhos assim foram percebidos mais de uma vez. Um deles, conta o PM, tinha dimensões acima de um drone comum, como os vistos cotidianamente sendo operados em cidades.

O aparecimento de drones levou o Ministério Público de São Paulo e integrantes da Polícia Militar a defenderem a transferência de Marcola e alguns de seus comparsas para presídios federais, por acreditarem que, embora descoberto, o plano de resgate não tenha sido desmobilizado.

Esse debate sobre a transferência provocou um racha entre as autoridades paulista que participam da segurança no estado. Ao final, o secretário Mágino Alves Barbosa Filho (Segurança) convenceu o governador Márcio França (PSB) que a movimentação de Marcola poderia provocar "um banho de sangue" no estado, com represálias de criminosos como o ocorrido em 2006. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica BOLSONARO-PF Há 17 Horas

PF indicia Bolsonaro e mais 36 em investigação de trama golpista

esporte Indefinição Há 3 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Ellen DeGeneres Há 21 Horas

De saída: Ellen DeGeneres e mulher abandonam os EUA

brasil Brasil Há 19 Horas

Jovens fogem após sofrerem grave acidente de carro; vídeo

mundo RÚSSIA-UCRÂNIA Há 18 Horas

Rússia ataca Ucrânia com míssil criado para guerra nuclear, diz Kiev

fama ED-MOTTA Há 23 Horas

Ed Motta pede desculpas após demitir integrante de sua equipe em show

fama Björk Há 22 Horas

Björk faz 59 anos; relembre os looks mais extravagantes da cantora

fama Kylie Jenner Há 21 Horas

Kylie Jenner recria momento bizarro de Kendall a cortar pepino

fama Lindsay Lohan Há 21 Horas

Lindsay Lohan volta a surpreender com visual elegante

fama Oscar Há 18 Horas

Fernanda Torres tem pico de interesse no Google com Oscar e 'Ainda Estou Aqui'