Vídeo mostra drone sobrevoando presídio de SP onde estão chefes do PCC

São três minutos de filmagem que mostram, inicialmente, imagens de veículos passando pela rodovia Raposo Tavares, que fica a poucos metros dos muros da penitenciária

©  iStock

Justiça imagens 24/11/18 POR folhapress

Câmeras do sistema de segurança da Secretaria da Administração Penitenciária de São Paulo flagraram um drone sobrevoando a Penitenciária 2 de Presidente Venceslau, onde está preso Marco Camacho, o Marcola, considerado o número 1 do PCC. A Folha de S.Paulo divulgou cópia dessas imagens.

PUB

As gravações foram feitas na manhã de 27 de outubro, quando forças de segurança do estado já estavam em Presidente Venceslau para conter um plano de resgate dos chefes do PCC.

São três minutos de filmagem que mostram, inicialmente, imagens de veículos passando pela rodovia Raposo Tavares, que fica a poucos metros dos muros da penitenciária, no sentido norte, em direção ao centro de Presidente Venceslau.

Abruptamente, a câmera é direcionada no sentido oposto, para a área rural da cidade, e passa acompanhar um drone. O operador da câmera tenta enquadrar o aparelho o mais perto possível nas imagens, mas não consegue. Ele desparece depois de cerca de um minuto e meio, após aparecer próximos aos muros da prisão.

+ Criminosos invadem casa, matam quatro e ferem bebê de 3 meses em MG

Segundo policiais que participam da operação em Venceslau ouvidos pela reportagem da Folha de S.Paulo, aparelhos assim foram percebidos mais de uma vez. Um deles, conta o PM, tinha dimensões acima de um drone comum, como os vistos cotidianamente sendo operados em cidades.

O aparecimento de drones levou o Ministério Público de São Paulo e integrantes da Polícia Militar a defenderem a transferência de Marcola e alguns de seus comparsas para presídios federais, por acreditarem que, embora descoberto, o plano de resgate não tenha sido desmobilizado.

Esse debate sobre a transferência provocou um racha entre as autoridades paulista que participam da segurança no estado. Ao final, o secretário Mágino Alves Barbosa Filho (Segurança) convenceu o governador Márcio França (PSB) que a movimentação de Marcola poderia provocar "um banho de sangue" no estado, com represálias de criminosos como o ocorrido em 2006. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 12 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 15 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 18 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 16 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 16 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 15 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 17 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad