TSE opina por aprovação com ressalvas das contas de Bolsonaro

Parecer foi enviado neste sábado (24) ao relator, ministro Luís Roberto Barroso; plenário dará a palavra final no dia 4 de dezembro

© Adriano Machado / Reuters

Política Campanha 24/11/18 POR Folhapress

A área técnica do TSE (Tribunal Superior Eleitoral) recomendou a aprovação, com ressalvas, das contas de campanha da chapa do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL). Para os técnicos, os indícios de irregularidade não comprometem a regularidade das contas.

PUB

O parecer foi enviado neste sábado (24) ao ministro Luís Roberto Barroso, relator do processo de prestação de contas no tribunal. Agora, Barroso deve elaborar um relatório e levá-lo para julgamento no plenário do TSE, composto por sete ministros. Logo após receber o documento, o ministro abriu prazo para a chapa eleita e a Procuradoria se manifestar.

+ TSE vai julgar contas da campanha de Bolsonaro no dia 4 de dezembro

Mesmo uma eventual rejeição das contas de Bolsonaro não o impediria de ser diplomado e de tomar posse. A diplomação do presidente eleito está marcada para o dia 10 de dezembro.

"Os indícios de irregularidade somam o valor de R$ 154.129, o que representa 3,51% da arrecadação total do candidato de R$ 4.390.140,36, carecendo esse montante de materialidade sobre as contas, não sendo possível afirmar que o valor recebido tenha influenciado no curso da campanha", diz o parecer.

Entre os indícios de irregularidade os técnicos citam o recebimento de doações de fontes vedadas e de recursos de origem não identificada, além de impropriedades que, "no conjunto, não comprometem a regularidade das contas, mas constituem motivo para a proposta técnica de aprovação com ressalvas".

A área técnica também destaca que o exame realizado "não obsta que os órgãos competentes [como o Ministério Público] investiguem, processem e julguem as pessoas físicas e jurídicas mencionadas nos documentos apresentados na prestação de contas no que diz respeito a práticas ilícitas, penais, fiscais ou administrativas que venham a ser posteriormente desveladas".

Nas últimas semanas, a Folha de S.Paulo noticiou que, ainda durante a campanha, a chapa de Bolsonaro omitiu informações na prestação de contas parcial. O mesmo problema foi apontado depois pelos técnicos do TSE, em análise preliminar divulgada há duas semanas.

Havia divergências entre dados de doadores e o que consta do cadastro da Receita Federal, despesas que tiveram nota fiscal emitida pelos prestadores, mas não foram declaradas pelo candidato, e doações oriundas de fontes vedadas pela legislação. A defesa de Bolsonaro prestou esclarecimentos à corte.

A Folha de S.Paulo também revelou que o vice eleito, general Hamilton Mourão (PRTB), viajou de aeronave particular durante a campanha e não informou ao tribunal. Após a publicação da reportagem, a equipe jurídica de Bolsonaro apresentou o gasto ao TSE.

Em 2014, a área técnica do tribunal recomendou a rejeição das contas da presidente reeleita Dilma Rousseff (PT) por indícios de irregularidades que correspondiam a 4 % das receitas e 14% das despesas declaradas. Naquela ocasião, o plenário decidiu pela aprovação com ressalvas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 9 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 9 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

fama Mal de parkinson 22/12/24

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

brasil Tragédia Há 2 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 17 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)