Conmebol adia final da Libertadores entre Boca e River

A nova data do confronto ainda é incerta, mas não será nesta semana

© REUTERS / Nacho Doce (Foto de arquivo) 

Esporte copa 25/11/18 POR Ansa

O presidente da Conmebol, Alejandro Domínguez, confirmou neste domingo (25) o novo adiamento da segunda partida da final da Copa Libertadores da América, após o pedido do Boca Juniors pela suspensão do jogo contra o River Plate.

PUB

A nova data do confronto ainda é incerta, mas não será nesta semana, já que a cidade de Buenos Aires recebe a cúpula do G20 entre os dias 30 de novembro e 1º de dezembro, o que exigirá um esquema de segurança especial para acolher líderes como Donald Trump e Vladimir Putin.

Além disso, o Mundial de Clubes da Fifa começa em 12 de dezembro, sendo que o campeão da Libertadores estreará no dia 18.

Segundo Domínguez, ele marcará uma reunião no Paraguai com os presidentes de Boca e River para definir a data. "Não estão dadas as condições. Queremos que a partida se jogue sem desigualdades, então vamos adiá-la", declarou o cartola, deixando claro que não se trata de uma "suspensão", como pedia o clube xeneize.

Ônibus do Boca Juniors é atacado e jogadores são levados para hospital

+ Jogadores do Boca temem doping por tomarem remédios após ataques

"Vamos buscar a data adequada, a partida será disputada", garantiu o presidente da Conmebol, pedindo uma "autocrítica" de todas as partes envolvidas. A confusão vem sendo tratada como um "vexame mundial" pela imprensa argentina, já que a final foi mudada da noite de quarta-feira para o fim da tarde no fim de semana para que pudesse ser assistida na Europa.

O anúncio do adiamento foi recebido com vaias pelos poucos torcedores do River que já ocupavam seus lugares no Monumental de Núñez.

Pedido - O Boca Juniors havia pedido a suspensão da partida à Conmebol e punições ao River Plate por causa dos incidentes do último sábado (24).

Em uma nota oficial, o clube xeneize disse que não havia "igualdade de condições" para a realização do jogo, tal qual fora acordado entre os presidentes dos dois clubes e da Conmebol.

"Após os atos de violência sofridos nas imediações do estádio, de ter constatado a gravidade dos mesmos e as consequências que geraram no elenco, o Boca considera que essas condições não estão dadas e solicita a suspensão da partida, bem como a aplicação das sanções correspondentes previstas no Artigo 18", diz o comunicado.

O artigo 18 do regulamento disciplinar da Conmebol prevê punições que vão de simples advertência até a desqualificação de uma equipe por infrações às normas da entidade. O Boca tenta usar o precedente de 2015, quando foi excluído da Libertadores após jogadores do River Plate terem sido atacados com spray de pimenta dentro de La Bombonera.

Confusão - O ônibus do Boca foi apedrejado pela torcida do River nos arredores do Monumental de Núñez, e dois jogadores acabaram feridos, incluindo o capitão Pablo Pérez, atingido no olho por estilhaços de uma janela.

Outros atletas foram afetados por gás de pimenta, usado pela polícia para tentar conter os torcedores. A Conmebol só anunciou o adiamento da partida para este domingo às 20h30, sendo que o jogo estava marcado para as 18h.

O atacante Carlos Tevez, um dos principais ídolos do Boca, afirmou publicamente que o clube não deveria ir a campo. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

esporte Peru Há 8 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 8 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

politica Tensão Há 8 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

fama Televisão Há 6 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

fama Luto Há 5 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

lifestyle Alívio Há 8 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

tech WhatsApp Há 8 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

fama Fake news 03/11/24

Eles foram dados como mortos, mas estavam (e estão) vivinhos da Silva!

fama Rejeitados Há 16 Horas

Rejeitados! Famosos que levaram foras de outros famosos

fama Berço de ouro Há 20 Horas

Ricos: Eles já eram cheios da grana antes da fama