Título e continuidade de Felipão renovam busca por taça da Libertadores

Ao adquirir experiência pela melhor campanha do Palmeiras no torneio nos últimos 17 anos, o clube entende estar mais maduro para uma nova oportunidade em 2019

© Stringer/Reuters

Esporte objetivo 26/11/18 POR Estadao Conteudo

O título do Campeonato Brasileiro e o fim de ano tranquilo vão dar ao Palmeiras uma oportunidade rara para se preparar para 2019. A continuidade assegurada do técnico para a próxima temporada é uma vantagem em comparação aos últimos anos. Luiz Felipe Scolari tem contrato assegurado, prestígio e tempo para nas próximas semanas, intensificar o planejamento para o próximo ano.

PUB

A temporada de 2019 terá novamente como grande objetivo a disputa da Copa Libertadores. A campanha de semifinalista deste ano mostrou ao clube bons indícios de que o projeto está no caminho certo e que tropeços podem servir como aprendizado. Ao adquirir experiência pela melhor campanha do Palmeiras no torneio nos últimos 17 anos, o clube entende estar mais maduro para uma nova oportunidade em 2019.

Nas duas últimas temporadas o Palmeiras trocou de técnico próximo à virada de ano. Cuca saiu em 2016 depois do título brasileiro e em 2017 o interino Alberto Valentim deu lugar a Roger Machado. A situação não se repetirá agora. Felipão se apresentou em agosto e, mesmo com pouco tempo para trabalhar, fez o elenco se tornar competitivo e campeão brasileiro. A expectativa é agora vê-lo participar do planejamento com a oportunidade de sugerir reforços e acompanhar a pré-temporada.

+ Felipão diz que pôs ordem e torce para Bolsonaro fazer o mesmo no país

As chegadas de alguns jogadores já estão confirmadas. O atacante Arthur, destaque do Ceará, tem a contratação assegurada. Em janeiro, para a pré-temporada, também vão se apresentar na Academia de Futebol nomes como o zagueiro Emerson Santos, o lateral Fabiano e o meia Raphael Veiga, que passaram o ano emprestados a outras equipes para pegar experiência. O meia Zé Rafael, do Bahia, também pode chegar.

A reeleição de Mauricio Galiotte, no último sábado, deve assegurar a manutenção do departamento de futebol. Se permanecer, o diretor Alexandre Mattos vai em busca também de contratações de peso. Uma das prioridades será o ataque. O clube identifica ser necessário ter um reforço que atue pelos lados do campo, com velocidade e o drible como pontos fortes. Essas características ficaram em falta no time depois da saída de Keno para o futebol egípcio.

A preparação do Palmeiras para os compromissos de 2019 será diferente dos anos anteriores. Apesar de não vencer o Campeonato Paulista desde 2008, o clube não deve jogar o torneio com a força máxima. A ênfase será em utilizá-lo como um treino de luxo. O motivo é o rompimento da diretoria com a Federação Paulista de Futebol (FPF) pela polêmica de suposta interferência externa na arbitragem durante a final do Estadual deste ano, conquistado pelo Corinthians no Allianz Parque.

"Partida a partida vamos decidir se vamos escalar garotos ou time mesclado. O Paulista é pequeno perto dos demais campeonatos que vamos participar. Vamos usar como um momento de preparação", disse, ao Estado, Galiotte. Com informações do Estadão Conteúdo.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 8 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 11 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 14 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 11 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 12 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 13 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 12 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Vanessa Carvalho Há 12 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 12 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Afogamento Há 22 Horas

Famosos que morreram afogados: Casos mais impactantes