Quer ser vegano? Conheça os benefícios e riscos de uma dieta sem carne
Alguns erros devem ser evitados a todo custo
Mês vegan: Os benefícios e os riscos de uma dieta sem carne
Obviamente que já ouviu falar em dietas veganas ou vegetarianas, no entanto já alguma vez pensou em parar de comer carne ou deixar de consumir alimentos de origem animal? Caso esteja curioso em relação ao tema ou a pensar em adotar uma destas dietas, é bom que faça algumas questões. Qual das dietas combina mais com a sua rotina, quais os benefícios que determinada dieta poderá trazer para a sua saúde e que riscos poderá correr ao mudar radicalmente os seus hábitos são apenas algumas das questões que deve fazer.Para descobrir as respostas que poderão lhe ajudar no momento de decidir ou a simplesmente matar a curiosidade em relação ao tema, clique na galeria e surpreenda-se.
© iStock
Estilo de vida vegetariano
Vários pesquisadores acreditam que as dietas vegetarianas existem desde aproximadamente 700 a.C., tal como refere o Health Line.
© iStock
Dieta vegana
Os conceitos relacionados ao estilo vegano datam da década de 1940, como refere o The Vegan Society.
© iStock
Diferenças
Mas quais são as diferenças que existem entre estes dois estilos de vida? Vamos conhecer um pouco mais sobre cada uma das dietas.
© Shutterstock
Vegetarianos
Quem opta por uma dieta vegetariana deixa de comer carne. No entanto, existem perfis muito diferentes de adeptos dessa dieta, segundo o Thought Co.
© Shutterstock
Perfil nutricional
Os chamados 'vegetarianos nutricionais' são aqueles que deixam de comer carne por motivos ligados à saúde e ao bem-estar.
© Shutterstock
Razões éticas
Por sua vez, aqueles que são conhecidos como 'vegetarianos éticos' abdicam de comer carne por motivos ideológicos, como os maus-tratos e os abates sofridos pelos animais para servirem como alimento. Também há pessoas que abdicam dessa alimentação simplesmente por razões religiosas.
© Shutterstock
Vegans
A filosofia vegana é definida pela The Vegan Society como um estilo que exclui toda e qualquer forma de exploração animal, seja na alimentação ou no vestuário.
© Shutterstock
Hábitos vegan
Do ponto de vista nutricional, a maior diferença que existe entre as duas dietas reside no fato de os veganos não consumirem nenhum tipo de alimento de origem animal, como laticínios e ovos.
© Shutterstock
Benefícios
De acordo com publicação da Harvard Medical School, pesquisas mostram que um estilo de vida baseado no vegetarianismo pode ajudar na prevenção de algumas doenças.
© iStock
Prevenção: doenças cardíacas
Segundo o mesmo artigo, existem evidências de que os vegetarianos correm um menor risco de sofrerem problemas cardíacos.
© Shutterstock
Prevenção: doenças cardíacas
Uma boa forma de prevenir problemas cardíacos é apostar numa alimentação rica em fibras e leguminosas, que ajude a manter o equilíbrio dos níveis de açúcar no organismo.
© Shutterstock
Prevenção: doenças cardíacas
Comer nozes também é benéfico ao correto funcionamento cardíaco, pois estas têm um baixo índice glicêmico e contêm muitos antioxidantes e ácidos graxos saudáveis. No entanto, não devem ser ingeridas em quantidades excessivas, uma vez que são extremamente gordurosas.
© Shutterstock
Prevenção: câncer
De acordo com a Universidade de Harvard, várias pesquisas sugerem que uma alimentação baseada em frutas e vegetais poderá reduzir o risco de desenvolvimento de determinados tipos de câncer.
© Shutterstock
Prevenção: câncer
Nesse sentido, existem provas de que os vegetarianos tenham uma incidência menor de câncer do que as pessoas que consomem carne, embora essa diferença não seja significativa, diz a publicação.
© Shutterstock
Prevenção: câncer
De acordo com a publicação, um dos tipos de câncer que pode ser evitado ao parar de comer carne vermelha ou simplesmente ao reduzir a ingestão da mesma, é o do cólon.
© Shutterstock
Prevenção: diabetes
Uma dieta baseada em vegetais pode reduzir os riscos de desenvolver diabetes do tipo 2.
© Shutterstock
Prevenção: artrite
Além das doenças já mencionadas, quem adota um estilo de alimentação vegana pode ainda prevenir a artrite, tal como mostra o Daily Mail.
© Shutterstock
Opinião de um especialista
De acordo com uma entrevista do médico Michael Klaper, publicada no Live Kindly, oito das dez doenças que mais matam pessoas nos Estados Unidos têm causas relacionadas à alimentação.
© Shutterstock
Opinião de um especialista
De acordo com o médico, doenças e problemas de saúde como obesidade, artérias entupidas, hipertensão, diabetes e asma podem ser o reflexo do consumo de carnes e laticínios.
© Shutterstock
Opinião de um especialista
Segundo o testemunho de Klaper, a solução para evitar este tipo de doenças é adotar uma alimentação vegana e eliminar alimentos derivados de animais da dieta.
© Shutterstock
Responsabilidade
É muito importante ser responsável quando o foco é a alimentação saudável, uma vez que mudanças drásticas no estilo de vida podem acabar por trazer alguns riscos à saúde.
© Shutterstock
Responsabilidade
A Harvard Medical School destaca que uma dieta vegetariana mal administrada pode, por exemplo, resultar numa carência de determinados nutrientes.
© Shutterstock
Risco: carência de proteínas
Como a proteína dos vegetais é diferente da proteína de origem animal, os veganos e os vegetarianos precisam de equilibrar a dieta para assim consumirem as quantidades de proteínas que o corpo necessita diariamente.
© Shutterstock
Risco: carência de vitamina B12
Este tipo de vitamina é encontrada apenas em alimentos de origem animal ou nos seus derivados. Nesse sentido, os vegetarianos parecem ter mais opções do que os veganos para consumirem as doses diárias desse nutriente.
© Shutterstock
Risco: carência de ferro
De acordo com a publicação da Harvard Medical School, alguns estudos mostram que o ferro presente na carne, especialmente na vermelha, é absorvido com mais facilidade pelo organismo do que aquele encontrado em alimentos de origem vegetal.
© Shutterstock
Risco: carência de zinco
A presença de ácido fítico em alimentos como grãos integrais, sementes, feijões e legumes pode dificultar a absorção de zinco por parte do organismo.
© Shutterstock
Risco: carência de ômega 3
Segundo a publicação, as dietas que não incluem peixes ou ovos são pobres em ácidos graxos, portanto devem ser pontos de atenção para quem adota este estilo de alimentação.
© Shutterstock
O equilíbrio é fundamental
Especialistas afirmam que é possível manter uma dieta que elimine produtos de origem animal e ainda assim ter uma alimentação equilibrada, tal como mostra o Daily Mail.
© Shutterstock
Acompanhamento de um especialista
Deseja mudar de estilo de vida e apostar numa alimentação mais saudável? Consulte um nutricionista, faça exames e veja qual é a dieta mais adequada para si e para o seu estilo de vida.
© Shutterstock
Lifestyle
NUTRIÇÃO
26/11/18
POR Notícias Ao Minuto
Obviamente que já ouviu falar em dietas veganas ou vegetarianas, no entanto alguma vez já pensou em parar de comer carne ou deixar de consumir alimentos de origem animal? Caso esteja curioso em relação ao tema ou pensando em adotar uma destas dietas, é bom considerar certos pontos.
Qual dieta combina mais com a sua rotina, quais os benefícios que determinada dieta poderá trazer para a sua saúde e que riscos poderá correr ao mudar radicalmente os seus hábitos são apenas algumas das questões que deve fazer. Para descobrir as respostas que poderão lhe ajudar no momento de decidir ou a simplesmente matar a curiosidade em relação ao tema, clique na galeria e surpreenda-se.
Leia também: 7 dicas para melhorar a saúde vascular
PARTILHE ESTA NOTÍCIA