Vinte e oito 'coletes amarelos' foram detidos e 47 foram ouvidos

A procuradoria de Paris confirmou hoje a detenção de 28 "coletes amarelos" e anunciou que 47 das 103 pessoas detidas nos incidentes de sábado na capital francesa

© DR

Mundo França 26/11/18 POR Lusa

Os "coletes amarelos" são um movimento cívico à margem de partidos e sindicatos, criado nas redes sociais e alimentado pelo descontentamento da classe média-baixa, designadamente pelos aumentos dos combustíveis.

PUB

Michel Delpuech, disse que 27 pessoas serão ouvidas ainda hoje em tribunal, por conta dos incidentes resultantes da manifestação de sábado, o chefe da polícia de Paris.

+ Seis mulheres são vítimas de feminicídio a cada hora no mundo, diz ONU

Vinte e cinco detidos foram libertados e três receberam uma intimação do tribunal criminal, de acordo com a procuradoria de Paris.

No sábado, a manifestação dos "coletes amarelos" na Champs-Élysées, em Paris, deu origem a uma jornada marcada pela violência e estragos materiais.

"Essa situação não tem precedentes. Por um lado, pelo caráter totalmente improvisado - sem organizador, sem interlocutor -- e também é inédita pela duração do evento", disse Delpuech.

"Os grupos foram largamente infiltrados, inspirados e manipulados por membros da extrema-direita (...)", acrescentou o chefe da polícia, sem avançar mais detalhes.

Um total de 103 pessoas, entre as quais cinco menores, foram detidas no sábado, e 101 ficaram sob custódia policial.

"Mais de três quartos" dos 103 detidos, "são pessoas que vieram de diferentes cidades das províncias de uma forma um tanto isolada, não têm presença regular em Paris", salientou Delpuech.

Para fazer face à manifestação, a polícia usou no sábado 5.000 granadas de gás lacrimogêneo, "mais de uma por minuto é inédito", segundo o Delpuech, e os bombeiros extinguiram "mais de uma centena de incêndios".

"O número de vítimas é de 31 pessoas feridas, 24 entre os manifestantes, um mais seriamente na mão - provavelmente por querer pegar uma granada - e sete entre a polícia, dos quais um ficou gravemente ferido", sublinhou o chefe da polícia.

O movimento dos "coletes amarelos" surgiu inicialmente como protesto contra o aumento dos combustíveis, mas alargou o descontentamento em relação a várias medidas do Presidente francês, Emmanuel Macron. Com informações da Lusa. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Tragédia Há 19 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

fama Realeza britânica Há 2 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Hollywood Há 22 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

mundo Estados Unidos Há 21 Horas

Policial multa sem-abrigo que estava em trabalho de parto na rua nos EUA

esporte Futebol Há 22 Horas

Ex-companheiros ajudam filho de Robinho, que começa a brilhar no Santos

fama Televisão agora mesmo

Fernanda Lima diz que Globo acabou com Amor e Sexo por ser progressista

fama Luxo 23/12/24

Jeff Bezos se casará em Aspen com festa de R$ 3,5 bilhões e convidados famosos

brasil Tragédia Há 20 Horas

Duas mulheres seguem em estado grave após explosão de avião que caiu em Gramado

fama Família Há 21 Horas

Está 24 horas presente, diz Iza sobre Yuri Lima, pai de Nala

fama Confusões Há 20 Horas

Famosos Problemáticos: O que os vizinhos têm a dizer