Polícia turca faz busca em casa que estaria ligada à morte de Khashoggi

De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, policiais revistaram um poço no jardim, nesta segunda-feira (26), e usaram cães e drones para ajudar

© Osman Orsal/Reuters

Mundo Possibilidade 26/11/18 POR Notícias Ao Minuto

A polícia está procurando uma casa no noroeste da Turquia em conexão com o assassinato do jornalista saudita Jamal Khashoggi. De acordo com a agência de notícias estatal Anadolu, policiais revistaram um poço no jardim, nesta segunda-feira (26), e usaram cães e drones para ajudar.

PUB

Uma equipe da CNN em cena viu cães revistando as terras, enquanto equipes forenses vestidas de branco entraram e saíram do prédio.

A vila é na aldeia de Samanli, na província de Yalova na região de Mármara, cerca de 56 quilômetros ao sul de Istambul. No mês passado, o presidente Erdogan mencionou Yalova como uma das áreas que um grupo de sauditas fez antes de Khashoggi ser morto.

Esta é a primeira busca feita por policiais públicos desde que os locais foram revistados no mês passado, incluindo o consulado saudita, a residência do cônsul geral e uma floresta nos arredores de Istambul.

+ Atentado com carro-bomba na Somália deixa mortos e feridos

Entenda o caso

Khashoggi, um ex-membro da realeza saudita que se tornou um crítico do governo do país, desapareceu no início de outubro depois de visitar o consulado de Istambul, no país, para obter documentos para seu iminente casamento.

Há duas semanas, o Ministério Público da Arábia Saudita disse que 11 pessoas haviam sido indiciadas em seu assassinato, com cinco pessoas enfrentando a pena de morte por envolvimento direto em "ordenar e executar o crime".

O jornalista foi morto depois de "uma briga" no consulado saudita, segundo a promotoria. Seus assassinos o amarraram e injetaram uma overdose fatal de um sedativo. Então, os promotores dizem que eles desmembraram seu corpo e cinco o removeram do consulado.

A polícia não encontrou os restos mortais de Khashoggi.

Riad afirmou que nenhum dos líderes do país, o rei Salman bin Abdulaziz Al Saud e o príncipe herdeiro Mohammed bin Salman, sabia da operação.

Mas oficiais da inteligência, legisladores e analistas familiarizados com o reino dizem que uma operação dessa natureza e escala exigiria a conscientização e a orientação do príncipe herdeiro, que controla todos os serviços de segurança do país.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia