Última rodada do Brasileiro define classificados à Libertadores e Z4

O São Paulo, que nesta segunda (26) empatou com o Sport em 0 a 0, vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense

©  Vitor Silva/SSPress/Botafogo

Esporte Final 27/11/18 POR Notícias Ao Minuto

Passados exatos 227 dias desde que a bola rolou pela primeira vez pelo Campeonato Brasileiro de 2018, restam apenas 90 minutos (mais acréscimos) para que a competição chegue ao fim.

PUB

Mesmo com o título já nas mãos do Palmeiras e dois clubes rebaixados (Paraná e Vitória), a 38ª rodada, que será disputada toda no próximo domingo (2), às 17h, ainda terá muito em jogo nas brigas por Libertadores, Sul-Americana e contra o rebaixamento.

+Conmebol abre novo processo contra o River Plate

O São Paulo, que nesta segunda (26) empatou com o Sport em 0 a 0, vai a Santa Catarina enfrentar a Chapecoense. A equipe são-paulina está empatada com o Grêmio (4º colocado) com 63 pontos, mas tem menos vitórias (17 contra 16) e saldo de gols (20 a 13) que o tricolor do Rio Grande do Sul.

Portanto, para garantir a quarta e última vaga direta na fase de grupos da Libertadores, precisará vencer e torcer para que o Grêmio empate ou perca, ultrapassando os gaúchos na tabela.

Já o Corinthians, sem chances de cair ou ir para a Libertadores, terá pela frente justamente o Grêmio, em Porto Alegre, para tentar assegurar um lugar na Copa Sul-Americana, torneio que receberá os times que terminarem da 7ª colocação ao 13º lugar no Brasileiro.

Em 12º, o time de Jair Ventura garante a classificação com uma vitória.

Se empatar, o Corinthians dependeria dos resultados de Ceará, Fluminense e Vasco (respectivamente 13º, 14º e 15º), podendo perder a vaga em caso de vitória de dois desses três times. Se eles forem os dois primeiros, os paulistas dão adeus à vaga na Sul-Americana. Se um dos vencedores for o time de São Januário, a disputa seria no critério de desempate, atualmente com vantagem de sete gols no saldo para os corintianos.

Na luta contra o rebaixamento ainda estão Fluminense, Vasco, Chapecoense, América-MG e Sport. Se nada mudar na tabela, estes últimos dois times cairiam. Os dois primeiros se salvam com um empate, pois América-MG (17º) e Fluminense (14º) fazem duelo direto.

O time de Alberto Valentim, por sua vez, só cai se perder e contar com uma combinação de resultados que tenha vitórias de duas equipes entre mineiros, pernambucanos e catarinenses.

O América-MG, por sua vez, só depende de si, já que a vitória o salva do descenso. Em caso de empate, precisa que o time de Chapecó perca para o São Paulo e o Sport tropece diante do Santos.

Quem tem a missão mais complicada é o Sport, que precisa de pelo menos um empate do América-MG e uma derrota da Chape para se salvar.

Uma disputa entre Atlético-MG e Atlético-PR decidirá a vaga restante para a primeira fase da Libertadores de 2019.

O time mineiro (6º colocado com 56 pontos) enfrenta o Botafogo em casa e só depende de si para assegurar sua posição. Já a equipe paranaense, dois pontos atrás, precisa vencer o Flamengo no Rio e torcer para que o rival não triunfe.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Ceará Há 9 Horas

Tumor raro muda tonalidade da pele de jovem que busca tratamento

brasil Vendavais Há 8 Horas

Ventos fortes causam prejuízo bilionário no Brasil

fama Família Há 8 Horas

Viih Tube solta o verbo após declaração do pai: 'Pare de me expor'

politica BALEIA-ROSSI Há 8 Horas

Presidente do MDB diz que vídeo de Janja contra Nunes extrapolou qualquer padrão ético

fama Dramaturgia agora mesmo

Gagliasso comemora beijo gay na TV após ser censurado em novela de 2005: 'Foi um tesão'

fama Espiritualidade Há 7 Horas

Courteney Cox tenta se 'comunicar' com espírito de Matthew Perry

fama Novela Há 10 Horas

'Não dava para começar trabalho cansada', diz Fernanda Torres sobre não ser Odete Roitman

fama MC Poze Há 9 Horas

Esposa de MC Poze movimentou R$ 10 milhões com rifas fraudulentas

fama Redes Sociais Há 3 Horas

Tiago Leifert é detonado na web após discutir racismo com ativista

lifestyle Os Astros Dizem Há 10 Horas

Novembro traz mudanças: as previsões de uma astróloga para cada signo