Confira algumas estrelas que foram flagradas fazendo playback
Saiba porque muitos cantores e bandas optaram por fazer sincronia labial em apresentações
Essas estrelas foram flagradas fazendo playback!
Muitos artistas já foram criticados ao serem flagrados fazendo sincronia labial. Rita Ora foi a última estrela a fazer uso do playback e o episódio constrangedor acabou ganhando repercussão. No entanto, apesar dessa técnica ser mal vista pelo público e a mídia, há várias razões que levam cantores e bandas a optarem por esse recurso.
Claro, há os casos em que o alcance da voz ao vivo não ser tão potente (e até da perda temporária da voz por motivos de doença), mas as estrelas também recorrem por 'cantar' em faixas pré-gravadas para conciliar as coreografias. Problemas técnicos e até pedidos de produtores pesam ainda nessa embaraçosa decisão.
Do pop ao rock, relembre os famosos que foram flagrados fazendo playback!
© Getty Images
Rita Ora
No Macy's Thanksgiving Day Parade, em Nova York, todo mundo reparou que Rita Ora estava fazendo playback. Contudo...
© Getty Images
John Legend
... John Legend veio em sua defesa. No Twitter, o cantor disse que os artistas não têm como fugir de fazer a sincronia labial no desfile 'porque os carros alegóricos não têm a capacidade de lidar com os requisitos de som para uma performance ao vivo'.
© Getty Images
Michael Jackson
No 25º aniversário da gravadora Motown, o Rei do Pop fez o famoso passo do moonwalk antes de 'cantar' 'Billie Jean' com ajuda de faixa pré-gravada.
© Getty Images
Beyoncé
Depois de incidente na posse presidencial de Barack Obama, em 2013, a cantora admitiu ter feito playback porque não teve a chance de fazer um teste de som ou ensaiar com a orquestra. A diva pop tomou essa decisão porque não queria arriscar errar em um dia tão importante.
© Getty Images
Britney Spears
Há inúmeras ocasiões em que a Princesa do Pop foi vista afastando sem querer o microfone do rosto na hora que sua voz continuava ecoando! E quando Britney notava a gafe, ficava constrangida ou simplesmente parava de mexer os lábios. À essa altura, todos os fãs dela aceitaram que provavelmente ouviriam faixas pré-gravadas em seus shows.
© Getty Images
Whitney Houston
A estrela teve a ajuda de uma versão pré-gravada do hino nacional americano no Super Bowl XXV. Ironicamente, o registro se tornou tão popular que atingiu o top 10 da Billboard Hot 100 como single.
© Getty Images
Milli Vanilli
A descoberta que a dupla havia se utilizado o tempo todo do playback acabou com a carreira deles. O Milli Vanilli inclusive precisou devolver um prêmio Grammy após esse escândalo.
© BrunoPress
Mariah Carey
O ano de 2017 não começou bem para Mariah. A diva era atração principal da passagem de ano na Times Square, em Nova York, mas uma série de problemas técnicos expuseram o playback da performance.
© Getty Images
Ashlee Simpson
A cantora protagonizou uma horrenda apresentação no 'Saturday Night Live', em 2004. Começou quando a faixa tocada não era a que ela tinha escolhido. Ficou pior quando ela decidiu dançar furiosamente, depois fugiu do palco culpando sua banda.
© Getty Images
New Kids On The Block
De 1990 a 1993, a boy band enfrentava críticas, especialmente quando um ex-produtor acusou os cantores de fazerem playback. Após a abertura de processo, o New Kids On The Block acabou por se apresentar no 'The Arsenio Hall Show', tendo mais tarde admitido que cantaram com o apoio de faixas previamente gravadas.
© Getty Images
Katy Perry
Um dos piores momentos de sincronia labial foi a performance do hit 'Roar' no 15º NRJ Music Awards. Os vocais da música começaram sem Katy Perry estar cantando. A situação ficou tão emboraçosa que o apresentador pediu para ela parar e reiniciar a apresentação.
© Getty Images
Red Hot Chili Peppers
Quando a banda tocou no show do intervalo do Super Bowl XLVIII, o público notou rapidamente que as guitarras não estavam ligadas. O Red Hot justificou o episódio dizendo que os vocais estavam ao vivo, mas os produtores do evento não deixaram os músicos ligarem os instrumentos. Muito estranho, né?
© Getty Images
Victoria Beckham
Os rumores de que Posh Spice não tinha voz para cantar se amplificaram em 2016, quando Victoria Beckham admitiu que em muitos de seus shows os produtores desligavam o seu microfone e deixavam as outras garotas cantarem. Ela tinha que fazer sincronia labial ao vivo.
© Getty Images
The Smiths
O programa 'Top of the Pops', da BBC, era conhecido por optar por performances pré-gravadas. Durante apresentação do The Smiths, Morrissey nem disfarçou e 'cantou' 'This Charming Man' com uma samambaia em vez de um microfone.
© Getty Images
Nirvana
Outro episódio de rebeldia no 'Top of the Pops' foi visto em 1991. O Nirvana nem sequer fingiu tocar seus instrumentos no programa, e Kurt Cobain fez sincronia labial em um estilo de voz aparentemente inspirado em Morrissey. Uma homenagem?
© BrunoPress
Muse
A banda de rock foi informada que eles precisariam fazer playback em um programa de TV italiano em 2009. Então, o trio decidiu se divertir com a situação: o vocalista Matthew Bellamy foi para a bateria e o baterista Dominic Howard assumiu os vocais. Foi hilário, mas os produtores não gostaram nada disso.
© Getty Images
Public Image Ltd.
Em 1980, a segunda banda de Johnny Rotten foi ao programa 'American Bandstand', abandonando qualquer pretensão de tocar ao vivo para se misturar com o público e criar o verdadeiro caos no lugar. Algo bem no estilo Johnny Rotten de ser... Lembra do Sex Pistols? Pois...
© Getty Images
Jennifer Hudson
Como outros artistas, Hudson não teve escolha a não ser sincronizar sua apresentação do hino dos EUA 'The Star-Spangled Banner' no Super Bowl de 2009.
© Getty Images
Vanessa Williams
A cantora se apresentou no Super Bowl de 1996. Anos mais tarde, após o vexame do playback de Beyoncé, Williams admitiu que seu próprio desempenho cantando o hino nacional americano foi pré-gravado a pedido dos produtores.
© Getty Images
Cher e Georgia Holt
Em 2013, Cher foi ao programa 'The Ellen DeGeneres Show' com sua mãe para promover o novo álbum de sua mãe, e ficou claro que as duas estavam fazendo sincronia labial. A diva justificou que a mãe dela estava lutando contra a pneumonia e estava exausta, e que o programa ainda tinha a sorte de contar com a presença delas.
© Getty Images
Jennifer Lopez
Depois que Queen Bey confessou o playback, J.Lo expressou sua solidariedade, enfatizando que todo artista tem que fazer isso em algum momento da carreira.
© Getty Images
Nicki Minaj
A rapper já enfrentou algumas acusações de sincronia labial. No BET Awards de 2010, Minaj culpou o técnico de som. Mas o playback voltou a acontecer no 'American Idol' e no show do intervalo do Super Bowl XVIII.
© Getty Images
Justin Bieber
O astro pop investe muito esforço nas coreografias, mas já foi várias vezes acusado de afastar o microfone da face antes do fim dos versos dos seus hits.
© Getty Images
Eminem
Quase uma década após o incidente de Ashlee Simpson, Eminem foi acusado de fazer playback no 'Saturday Night Live'. Durante a performance dos hits 'Berzerk' e 'Rap God', podia-se ouvir a voz do cantor apesar dos seus lábios estarem imóveis.
© Getty Images
The Beatles
O lendário grupo britânico tocou no programa 'Thank Your Lucky Stars', em 1963, sem as guitarras nem microfones ligados. A atração acabou sendo cancelada alguns anos depois... Será por ter obrigado os artistas a fazerem playback e o espectador notar isso?
© Getty Images
Jay-Z
Cantar 'Picasso Baby' por horas dentro do Pace Gallery, de Nova York, exige algumas sincronias labiais. A apresentação marcante de Jay-Z acabou se transformando no clipe 'Picasso Baby: A Performance Art Film'.
© Getty Images
50 Cent
O rapper foi flagrado fazendo playback no palco do BET Awards em 2007. No meio do hit 'Amusement Park', a parte instrumental começou a tocar. 50 Cent tentou sair do palco para ficar à espera que a música voltasse, mas o público já tinha percebido o que se passava.
© Getty Images
Janet Jackson
O Pittsburgh Post-Gazette definiu o playback de Jackson como um dos mais 'notórios do pop'. O artigo de 2001 também revelou que a cantora fazia uso de alguns vocais gravados. Mas ela utiliza desse recurso em um show tão incrível que os fãs nunca ligaram para isso.
© Getty Images
Rascal Flatts
Quando a banda tocou no Country Music Awards, em 2014, os fãs notaram que a performance parecia um pouco demais com o álbum. O grupo Rascal Flatts depois admitiu nas redes sociais que o vocalista Gary Levox havia perdido a voz.
© Getty Images
Cultura
Show
28/11/18
POR Notícias Ao Minuto
Muitos artistas já foram criticados ao serem flagrados fazendo sincronia labial. Rita Ora foi a última estrela a fazer uso do playback e o episódio constrangedor acabou ganhando repercussão. No entanto, apesar dessa técnica ser mal vista pelo público e a mídia, há várias razões que levam cantores e bandas a optarem por esse recurso.
Claro, há os casos em que o alcance da voz ao vivo não ser tão potente (e até da perda temporária da voz por motivos de doença), mas as estrelas também recorrem por 'cantar' em faixas pré-gravadas para conciliar com as coreografias. Problemas técnicos e até pedidos de produtores pesam ainda nessa embaraçosa decisão.
Do pop ao rock, relembre os famosos que foram flagrados fazendo playback!
Leia também: 'O livro no Brasil vive seus dias mais difíceis', diz Luiz Schwarcz
PARTILHE ESTA NOTÍCIA