Ucrânia acusa Rússia de bloquear acesso a portos

Presidente pediu envio de navios da OTAN para o Mar de Azov

© Sputnik/Kremlin/Mikhail Klimentyev via REUTERS

Mundo Mar 29/11/18 POR Ansa

A Ucrânia acusou a Rússia nesta quinta-feira (29) de bloquear o acesso aos portos de Berdiansk e Mariupol, no Mar de Azov, palco da mais recente tensão entre os dois países.

PUB

Segundo o ministro ucraniano de Infraestrutura, Volodymyr Omelyan, ao menos 35 navios foram impedidos de entrar ou sair dos portos. "O objetivo é simples: bloqueando o acesso aos portos ucranianos no Mar de Azov, a Rússia espera nos expulsar de nosso território", declarou.

O Kremlin, no entanto, disse "não estar ciente" de qualquer limitação de acesso aos portos ucranianos na região. "Pelo contrário, o Estreito de Kerch opera em regime normal, mas às vezes, por motivos meteorológicos, o porto de Kerch, que desenvolve função administrativa, toma decisões para regular a navegação", afirmou o porta-voz do governo russo, Dmitri Peskov.

+Feridos sofrem com falta de atendimento na Faixa de Gaza, diz MSF

O Mar de Azov só é acessível pelo Estreito de Kerch, que passou a ser controlado pela Rússia após a anexação da península da Crimeia, em 2014. No último domingo (25), as autoridades russas apreenderam três navios e prenderam 24 militares ucranianos, acusados de invadirem suas águas territoriais.

O caso abriu uma nova crise entre os dois países e fez o presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, decretar lei marcial - quando a autoridade militar substitui a civil - por 30 dias. A Rússia, por sua vez, deslocará uma nova bateria antiaérea para a Crimeia e construirá um sistema de interceptação de mísseis na região.

Em entrevista ao jornal alemão "Bild", Poroshenko disse que não pode aceitar "essa política agressiva" de Moscou. "Primeiro era a Crimeia, depois a Ucrânia Oriental, agora quer o Mar de Azov.

A Alemanha deve se perguntar: o que Putin fará se não o pararmos?", questionou.

O presidente ucraniano também afirmou esperar que a Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) esteja "pronta para colocar navios militares no Mar de Azov". A Ucrânia não é membro da OTAN e suas aproximações à aliança militar sempre foram rechaçadas por Moscou.

G20 - O Kremlin confirmou nesta quinta a reunião bilateral entre Putin e o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, que havia ameaçado cancelar o encontro por causa da crise com Kiev.

O cara a cara acontecerá durante a cúpula do G20 em Buenos Aires, entre 30 de novembro e 1º de dezembro. Segundo o governo russo, a duração da reunião dependerá dos mandatários. (ANSA)

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 22 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 21 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 22 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo Há 23 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 22 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria 22/12/24

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável