© Receita Federal
A Alfândega da Receita no aeroporto de Viracopos apreendeu, esta semana, quatro remessas contendo folhas de papel impregnadas de cocaína que estavam sendo enviadas para os Estados Unidos, Espanha e Itália, duas delas em voos cargueiros que partiriam nesta quinta-feira, 29, para o exterior.
PUB
A análise preliminar dos dados indicou que os envios estavam sendo feitos por cidadãos bolivianos residentes no Brasil, informou a Seção de Comunicação Institucional da Receita Federal em São Paulo.
O peso bruto total das remessas é de aproximadamente 4 kg. Os suspeitos, segundo a Receita, tentaram dificultar a identificação da droga pelos aparelhos de raio X.
+ Caso Daniel: Justiça decreta prisão preventiva de seis suspeitos
A identificação da quantidade exata de cocaína impregnada dependerá de análise pericial.
A suspeita sobre as remessas surgiu após a análise dos dados declarados e pelo cruzamento dessas informações com outros nos sistemas de gerenciamento de risco da Receita.
No momento da inspeção foram encontradas folhas de papel impressas, mas com características que chamaram a atenção da fiscalização. As folhas foram submetidas a testes com reagente químico que indicaram a presença de cocaína.
As remessas foram apreendidas e serão encaminhadas para a Polícia Federal.