Festival Villa Mix, Masp e Dedé Santana recebem homenagem de Temer

A Ordem do Mérito Cultural é dada todos os anos a quem se destacou

© Francisco Cepeda/AgNews

Cultura no DF 29/11/18 POR Folhapress

O presidente Michel Temer homenageou 35 personalidades e instituições com a Ordem do Mérito Cultural, nesta quarta-feira (28), durante cerimônia em Brasília. Entre as pessoas lembradas estão a atriz Eva Wilma, 84, o cineasta Carlos Saldanha, 53, e o humorista Dedé Santana, 82. 

PUB

"Eu estou aqui sem acreditar. Minha carreira, praticamente toda, começou aqui em Brasília. Vim pra cá três anos antes da inauguração e agora vou subir a rampa do Palácio. É uma coisa que não estou acreditando, queria dividir isso com vocês", afirmou o ator de "Os Trapalhões".

+ IMS de São Paulo ultrapassa 1 milhão de visitantes

A honraria é entregue anualmente, segundo o Ministério da Cultura, a quem se destacou no cenário cultural, contribuindo para o desenvolvimento do país. Em 2017, Renato Aragão, também de "O Trapalhões, esteve entre os homenageados na classe Grã Cruz, a mais alta.

Ao todo, a Ordem do Mérito Cultural é composta por três classes: Grã-Cruz, Comendador e Cavaleiro. Os órgãos e entidades, porém, entram na ordem sem grau de classes. Neste ano, estão entre os homenageados nessa categoria: o festival Villa Mix, o Masp (Museu de Artes de São Paulo) e o Trio Roraimeira. 

Estiveram na cerimônia o presidente Temer e o ministro da Cultura, Sérgio Sá Leitão. "A economia criativa já representa 2,64% do PIB brasileiro e cresce a uma taxa média anual de 8,1% ao ano, bem acima do conjunto da economia. O Brasil pode se tornar uma das maiores potências culturais e criativas do planeta no século 21", disse Leitão.Veja lista de homenageados: 

Classe Cavaleiro: jornalista e escritor Guilherme Fiuza, o jornalista e professor Martim Vasques da Cunha, o economista Roberto Teixeira da Costa, o compositor Saulo Ferreira, o curador Sérgio Mielniczenko, o bailarino Thiago Soares e a violinista Wanda Sá.

Classe Comendador: o empresário Antonio Mazzafera, o produtor Bruno Wainer, o cineasta Carlos Saldanha, o humorista Dedé Santana, a guardiã do Theatro de São Pedro Eva Sopher (in memoriam), a atriz Eva Wilma, o jornalista Jorge Caldeira Luiz, o empresário Oscar Niemeyer, o executivo Marcelo Castello Branco, o produtor Marcio Fraccaroli, a atriz Monah Delacy e a mestra cirandeira Vó Mera.

Classe Grão Cruz: o humorista Abelardo Barbosa, o Chacrinha (in memoriam), o autor Carlos Vereza, o poeta José Bonifácio (in memoriam), a empresária Kati Almeida Braga, o ator Milton Gonçalves e o compositor Sérgio Mendes.

Classe sem grau: Biblioteca Oliveira Lima, em Washington, nos EUA; festival VillaMix; IBGE (Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro), King's Brazil Institute, da King's College de Londres; Masp (Museu de Arte de São Paulo); Museu de Arte Moderna do Rio; Museu de Arte Moderna de SP; Museu da Gente Sergipana, Orquestra Filarmônica de Minas e Trio Roraimeira.

Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 20 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 23 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 23 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 22 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

lifestyle Alívio Há 23 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Saúde Há 23 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 23 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 22 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 16 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 19 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava