Caracas é a cidade mais violenta do mundo, aponta relatório

A cidade de Caracas transformou-se na cidade mais violenta do planeta, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID)

© DR

Mundo Crime 03/12/18 POR Lusa

A cidade de Caracas se transformou a cidade mais violenta do mundo, segundo um relatório do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O estudo indica que, na capital da Venezuela, são registradps 89 homicídios por cada 100 mil habitantes.

PUB

O relatório "Crime e Violência: Obstáculos para o desenvolvimento das cidades da América Latina e das Caraíbas", correspondente a novembro de 2018, coloca ainda Maturín e Valência como a 5.ª e 7.ª cidades mais violentas, respectivamente, em uma listagem de dez.

Segundo o advogado Luís Izquiel, a criminalidade na Venezuela é perceptível "nas ruas, depois das sete horas da noite", horário em que "as ruas viram fantasmas, porque as pessoas se protegem nos lares, perante à ineficiência do governo para proteger a vida e a segurança dos cidadãos".

"Temos uma taxa de homicídios de 89 por cada 100 mil habitantes. É a mais alta do planeta. A segunda é San Salvador, mas com quase 20 pontos menos que a nossa. Isso fala da magnitude da criminalidade na Venezuela", explicou Izquiel aos jornalista.

+ Com protestos, França pode declarar estado de emergência

Em relação aos delitos, explicou, os mais comuns são o roubo e o furto, devido à crise econômica no país, mas que os venezuelanos estão mais preocupados com os homicídios e os sequestros.

No entanto, afirmou que tem havido uma redução dos sequestros expressos, devido à recessão, porque esse delito "deixou de ser rentável para os criminosos, porque são muito poucas as pessoas que têm possibilidade de pagar por um resgate".

Por outro lado, o sociólogo Alexander Campos tem verificado que "os venezuelanos estão enfrentando situações cada vez mais duras e extremas, à medida que a vida se vai tornando mais difícil".

Segundo o BID, além de Caracas, San Pedro Sula (nas Honduras), San Salvador (em El Salvador) e Acapulco (no México) superam os 80 homicídios por cada 100 mil habitantes, muito acima da média regional da América Latina, onde saõ cometidos 39% dos homicídios do mundo, apesar de ter apenas 9% da população global. Com informações da Lusa.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 12 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

justica Sete Lagoas Há 22 Horas

Adolescente é estuprada, atropelada e morta após festa em MG

mundo Austrália Há 21 Horas

Cobra atrasa voo na Austrália e é removida por passageiro famoso

politica Kids pretos Há 11 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 19 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 13 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 20 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 12 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 20 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

fama Letícia Cazarré Há 21 Horas

Leticia Cazarré dá entrada em hospital Após relatar problemas de saúde