30% dos inscritos no Mais Médicos iniciaram atividades

Os demais têm até 14 de dezembro para entregar a documentação necessária e confirmar o interesse nas vagas

© Agência Brasil

Brasil balanço 04/12/18 POR Folhapress

Balanço divulgado nesta terça-feira (4) pelo Ministério da Saúde aponta que cerca de 30% dos profissionais inscritos no edital do Mais Médicos já se apresentaram aos municípios para iniciar as atividades.

PUB

Os demais têm até 14 de dezembro para entregar a documentação necessária e confirmar o interesse nas vagas. A data corresponde ao prazo final para apresentação aos municípios.

+ Fundador do Magazine Luiza morre aos 94 anos em Franca

Considerado emergencial, o edital com 8.517 vagas no programa ocorre após o fim da participação de Cuba no Mais Médicos. A decisão, anunciada pelo governo cubano em 14 de novembro, foi atribuída a declarações do presidente eleito, Jair Bolsonaro (PSL), que tem feito críticas à formação dos médicos e à falta de revalidação do diploma desses profissionais.

Segundo o Ministério da Saúde, foram recebidas 34.357 inscrições até o início da noite de segunda-feira (3). Destas, 8.393 tiveram vagas selecionadas, o equivalente a 98,5% do total de vagas disponíveis no edital.

Na outra ponta, porém, 124 vagas, localizadas nos estados de Amazonas, Pará e Amapá, ainda não tinham médicos interessados, a maioria em locais considerados como de maior vulnerabilidade.

Levantamento feito pela Folha de S.Paulo mostrou que, entre essas vagas restantes, 73 ficam em distritos sanitários indígenas e 51 em cidades com 20% da população ou mais em situação de extrema pobreza.

MIGRAÇÃO

Embora a adesão ao edital seja considerada alta, a possibilidade de desistência e de uma migração de médicos que já atuavam na rede para vagas do Mais Médicos vem gerando preocupação em secretários de saúde.

Balanço divulgado na última semana pelo Conasems (Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde) aponta que quatro em cada dez inscritos para ocupar as vagas já atuavam em unidades de saúde por meio do Programa Saúde da Família.

O temor, assim, é que, ao mesmo tempo em que indique a possibilidade de ocupação das vagas hoje abertas, a migração gere desassistência em outros locais.

Desde a última quinta-feira (29), o Ministério da Saúde passou a ligar para médicos inscritos para solicitar que se apresentem aos municípios de forma imediata. Também pede que aqueles que planejam desistir das vagas comuniquem as prefeituras para apressar o lançamento de um novo edital. Com informações da Folhapress.

 

 

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

justica Tragédia Há 17 Horas

Motorista de caminhão envolvido em acidente em MG se apresenta à polícia

mundo Estados Unidos Há 19 Horas

Mangione se declara inocente das acusações de homicídio e terrorismo

fama Hollywood Há 18 Horas

Justin Baldoni é dispensado por agência após Blake Lively acusá-lo de assédio em filme

fama Relacionamento Há 14 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Realeza britânica Há 18 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

politica Justiça Há 19 Horas

Foragidos do 8/1 se frustram com Milei e ficam na mira da polícia na Argentina

economia Bahia Há 18 Horas

Trabalhadores em condições análogas à escravidão são resgatados de fábrica da BYD

fama Saúde Há 18 Horas

Preta Gil está acordada e conversando, mas segue na UTI, diz boletim médico

fama Escândalo Há 11 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

esporte Futebol Há 11 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia