JBS anuncia novo presidente após prisão de Wesley

O fundador da companhia, José Batista Sobrinho - conhecido como Zé Mineiro - deixa o cargo, que será ocupado por Gilberto Tomazoni

© Reuters

Economia Mudança 05/12/18 POR Folhapress

Pouco mais de um ano após assumir a presidência-executiva da JBS, o fundador da companhia, José Batista Sobrinho -conhecido como Zé Mineiro- deixa o cargo, que será ocupado por Gilberto Tomazoni, hoje diretor global de operações da JBS.

PUB

O anúncio da sucessão foi feito nesta terça-feira (4).

Zé Mineiro, aos 84 anos de idade, foi escolhido para o cargo pelo conselho de administração da JBS em setembro de 2017, para substituir o filho Wesley Batista, que comandava o grupo mas havia sido preso dias antes.

Tomazoni assume com o discurso de que sua entrada representa um avanço da companhia na direção de melhores práticas de compliance (conformidade com leis e regras de concorrência).

"Eu não sou a pessoa da JBS. Eu sou uma pessoa de mercado. Estou na JBS há 6 anos e tenho 36 de experiência. O que está aí é fruto do que eu ajudei a construir. Os resultados estão aí, as coisas boas e as que ainda podemos fazer de melhor", disse à reportagem.

+ Onyx diz ser uma 'bênção' investigação sobre suposto caixa 2

No mês passado, a empresa divulgou resultado trimestral mais forte do que o esperado com a força de suas operações de carne bovina no Brasil e nos Estados Unidos, levando as ações da companhia a subirem quase 8%.

A JBS vive um esforço para virar a página após as investigações envolvendo a família fundadora, dos irmãos Wesley e Joesley Batista, e diferentes empresas do conglomerado do qual a JBS faz parte, em particular a holding J&F.

Tomazoni diz que pretende "reforçar é a questão da imagem da empresa, da reputação, do compliance, da governança" e que "o foco é crescer em alimentos processados de marcas". "Temos um esforço com Plumrose, Seara e Pilgrim's. Nós vamos crescer e para isso vamos continuar com um investimento muito forte em inovação e qualidade dos produtos", afirmou.

Na JBS há seis anos, Tomazoni ingressou como presidente global do negócio de aves. Comandou a formação da Seara Alimentos. Em 2015, assumiu a presidência global de operações e, desde 2017, é o COO (diretor de operações) global da JBS. Desde 2013, preside o conselho da Pilgrim´s Pride Corporation.

Ates disso, atuou por 27 anos na Sadia, desde trainee até diretor-presidente, e foi vice-presidente da Bunge Alimentos por três anos.

Questionado sobre futuras aquisições, o novo presidente da empresa preferiu não comentar. O jornal Valor Econômico informou no mês passado que a empresa americana de carne de frango Pilgrim's Pride, da JBS, mantinha interesse na aquisição de ativos da BRF na Europa e na Tailândia.

"Eu sou o presidente do conselho da Pilgrim's. Não posso comentar. A Pilgrim's é uma empresa independente, tem uma governança própria, e tem tomado suas decisões com autonomia", disse. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 8 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

mundo Estados Unidos Há 8 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Patrick Swayze Há 22 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

brasil Tragédia Há 8 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Mal de parkinson Há 23 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson

fama Emergência Médica Há 9 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

tech Aplicativo Há 8 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos

fama Condenados Há 16 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

justica Minas Gerais Há 7 Horas

Motociclista tenta fugir de blitz e leva paulada de policiais; vídeo