Entenda como o atum beneficia a saúde e o bem-estar dos idosos

A população mais idosa pode diminuir o risco de quedas “ao comer regularmente atum”, revela uma nova e surpreendente pesquisa

© DR

Lifestyle Superalimento? 05/12/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma nova descoberta feita por pesquisadores irlandeses indica que o maior consumo de alimentos com elevado teor de proteína, tais como leite, ovos e atum, juntamente com a prática moderada de exercício físico, pode reduzir a fragilidade óssea dos idosos pela metade.

PUB

O estudo ressalta, inclusive e especificamente, que comer atum regularmente pode contribuir para a diminuição significativa de quedas entre os cidadãos mais velhos.

Cerca de 10% dos indivíduos com mais de 65 anos têm uma maior propensão para quedas, para sofrer de algum tipo de incapacidade e de morte prematura.

Estima-se que esse valor duplique ainda entre aqueles que atingem os 80 anos.

Os especialistas conduziram uma meta-análise, que analisou 46 estudos e teve como base uma população de 16 mil participantes.

O grupo descobriu que a fragilidade típica dos idosos pode ser revertida até 50% através da prática de exercício físico e de um maior consumo de proteína.

+ Brigadeiro low carb com creme de leite: confira a receita

O líder do estudo, o professor John Travers, do Trinity College, em Dublin, na Irlanda, pretende que, tendo em conta esta informação, os médicos encorajem os pacientes a praticarem cerca de 20 minutos de atividade física por dia, quatro vezes por semana, de modo a aumentar os níveis de estabilidade e a força de braços e de perna.

Travers salienta ainda que se deve colocar um maior ênfase no consumo diário de “leite, ovos, atum ou frango”. “Começamos tipicamente a perder massa muscular e força por volta dos 40 anos, entre 0,5 a 1% por ano”, disse.

“Os exercícios de força e a adoção de boas práticas alimentares, incluindo a ingestão de proteína adia e reverte este processo, providenciando uma melhor qualidade de vida”, explicou.

O estudo, publicado no periódico científico British Journal of General Practice, recomenda ainda para além das alterações alimentares, praticar diariamente 15 minutos de treino de força, o que inclui musculação e levantamento de pesos.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 19 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 22 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 22 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 21 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 23 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 22 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 23 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 22 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 22 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 21 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia