Brasil é o 1º país a ter bebê gerado em útero transplantado de morta

Mulher que nasceu sem útero deu à luz aos 33 anos, após ter o órgão transplantado

© Divulgação

Brasil HC de SP 05/12/18 POR Notícias Ao Minuto

Uma menina de quase 1 ano é a primeira - e até então única - criança gerada por uma mãe que recebeu um útero de doadora falecida. O procedimento foi realizado por uma equipe do Hospital das Clínicas da Universidade de São Paulo e foi oficialmente relatado em artigo publicado nessa terça-feira (4) no periódico científico “The Lancet”.

PUB

A mãe, uma analista de recursos humanos que não quis ser identificada, de 34 anos, descobriu que tinha nascido sem útero aos 25, pouco depois de conhecer o atual marido, e pai da criança. A portadora da Síndrome de Rokitansky achava que nunca teria filhos naturalmente.

A mulher, no entanto, começou a alimentar a esperança em 2014, em contato com um grupo de mulheres sobre operações de transplante de útero na Suécia. Mesmo assim, achava que dificilmente teria acesso ao tratamento aqui no Brasil.

"Achava que isso ia demorar muito para chegar no Brasil, só daqui a dez anos ou mais, quando eu não teria mais idade para fazer", contou ao 'Globo'.

Mas ela estava enganada. Os médicos Dani Ejzenberg e Wellington Andraus, do Centro de Reprodução Humana do HC da USP, viajaram para Gotemburgo, na Suécia, para fazer um curso com Mats Brännström, profissional que liderou o desenvolvimento do procedimento na universidade da cidade.

+ Desmatamento em Unidades de Conservação na Amazônia aumenta

De volta ao Brasil, os médicos seguiram com estudos em animais e logo iniciaram operações em seres humanos, mas com um diferencial: essas mulheres receberiam úteros de pessoas falecidas. Até então, as poucas histórias de sucesso do procedimento eram com transplantes do órgão de doadoras vivas.

"A vantagem de uma doadora falecida é que não temos o risco cirúrgico na retirada e ela é mais simples, mais curta e com um custo menor", explicou Ejzenberg.

A nova mãe aconselha outras mulheres que querem engravidar a não perderem a fé. "Eu e meu marido estamos muito felizes. É um sonho realizado. Para estas mulheres que estão na fila, digo para não perderem a fé nunca. Hoje estou com minha filha nos meus braços, e amanhã podem ser elas", disse. Duas mulheres com o mesmo problema dela aguardam por novos úteros.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 23 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 4 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

fama HELÔ-PINHEIRO 22/12/24

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

brasil ACIDENTE-MG Há 23 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama CHRIS-BROWN Há 23 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 23 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 18 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 21 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

mundo Estados Unidos Há 4 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Mal de parkinson Há 19 Horas

Famosos que sofrem da doença de Parkinson