Unidade de saúde de SP inaugurada por Covas funciona sem médicos

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que não havia médico disponível na UBS Interativa, mas a situação será normalizada nesta quarta-feira (5)

© iStock

Brasil Zona Norte 05/12/18 POR Folhapress

A UBS (Unidade Básica de Saúde) Interativa, em Parada de Taipas (zona norte de SP), foi inaugurada no último dia 22. A unidade beneficiaria cerca de 24 mil pessoas se já estivesse em pleno funcionamento, mas a situação que a reportagem encontrou nesta terça-feira (4) é diferente. A UBS não tem médico.

PUB

"Eles apareceram apenas no dia da inauguração e depois sumiram", disse a dona de casa Lidiane Marques, 32. Ela afirma que os moradores do local temem que haja dificuldades para contratar médicos, porque a região é periférica e perigosa. "Ninguém quer vir aqui". Lidiane também aguarda a chegada de um dentista para atender sua filha.

Brasil é o 1º país a ter bebê gerado em útero transplantado de morta

Sem se identificar, a reportagem perguntou a uma funcionária da UBS se é possível agendar consulta com médico. "Precisa aguardar os agentes passarem na residência para fazer o cadastro, mas eles estão dividindo as áreas primeiro. Precisa contar o número de famílias. E também a gente ainda não recebeu médicos", explicou.

A funcionária disse que os médicos só iniciarão o atendimento após o cadastramento de todas as famílias da região pelas equipes de ESF (Estratégia Saúde da Família), mas que a unidade ainda não possui este número. O dado consta no site da SPDM (Associação para o Desenvolvimento da Medicina) -gerenciadora da unidade em parceria com a Prefeitura de SP, sob gestão Bruno Covas (PSDB).

Segundo o portal da OSS, a UBS atenderá 6 mil famílias. No dia 28 de novembro, a doméstica Ione Moreira, 43, sentiu dor no peito e formigamento no braço, e procurou a UBS Interativa. Como não encontrou médico foi ao Hospital de Taipas, onde conseguiu atendimento. Ela aguarda a chegada do médico para tentar agendar consulta na nova UBS.

A Secretaria Municipal da Saúde afirma que, justamente nesta terça-feira (4), não havia médico disponível na UBS Interativa, mas a situação será normalizada nesta quarta-feira (5).

Diz ainda que desde a abertura da unidade, "a Associação Paulista para o Desenvolvimento da Medicina disponibiliza médicos plantonistas diariamente, enquanto finaliza a contratação dos profissionais que integrarão as seis equipes Estratégia Saúde da Família".

A Secretaria diz que a unidade faz atendimento odontológico e serviços como vacinação, curativos e procedimentos em geral. A pasta diz que a gerenciadora está em processo de mapeamento e territorialização para conhecer as ruas que serão atendidas e que o cadastramento das famílias está em andamento, com previsão de término até o fim de dezembro. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 19 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 23 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama WILLIAM-BONNER Há 22 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

lifestyle Smartphone Há 23 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

fama Pedro Leonardo 22/12/24

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

brasil BR-116 Há 23 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 23 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 23 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

fama PRETA-GIL Há 23 Horas

Preta Gil permanece na UTI após cirurgia; estado é estável

brasil ACIDENTE-MG Há 20 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG