Jungmann chama de 'tragédia' mortes em tentativa de assalto a banco

Segundo o ministro, episódios como este reforçam a necessidade de os serviços de inteligência das forças de segurança federais e estaduais atuarem em conjunto

© Fernando Frazão/Agência Brasil

Justiça repercussão 08/12/18 POR Notícias Ao Minuto

O ministro da Segurança Pública, Raul Jungmann, classificou nesta sexta-feira (7) como uma “tragédia” a morte de seis pessoas feitas reféns por criminosos que tentaram assaltar duas agências bancárias na cidade de Milagres (CE), a cerca de 60 quilômetros de Juazeiro do Norte, na madrugada desta sexta-feira. Segundo o ministro, episódios como este reforçam a necessidade de os serviços de inteligência das forças de segurança federais e estaduais atuarem em conjunto.

PUB

“O Ceará vem reduzindo os índices de violência, mas tragédias como esta, infelizmente, acontecem. Na medida em que possamos nos antecipar e evitar, pouparemos vidas”, disse Jungmann ao participar, em Fortaleza, da inauguração da regional nordestina do Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública (Ciispr-NE).

Pelo menos 12 pessoas morreram durante a troca de tiros entre policiais militares e criminosos que se preparavam para assaltar duas agências bancárias que funcionam na região central do município de cerca de 28 mil habitantes, localizado na região do Cariri cearense. Segundo a Secretaria estadual de Segurança Pública e Defesa Social, seis dos mortos são suspeitos de participar da ação criminosa.

+ Caminhoneiro é preso suspeito de estuprar enteados por anos

As outras seis pessoas que morreram foram feitas reféns pelos bandidos. Cinco delas, incluindo duas crianças, pertenciam a uma mesma família de Pernambuco. A família foi surpreendida pelos bandidos ao passar, de carro, por uma rodovia próxima, quando retornavam de Juazeiro do Norte. Segundo informações preliminares, o sexto refém morto, um homem, também pode ter sido sequestrado ao passar pelo mesmo trecho da rodovia BR-116.

Mais cedo, o secretário de Segurança Pública e Defesa Social, André Costa, afirmou a jornalistas que equipes especializadas da Polícia Militar (PM) já estavam realizando diligências a fim de identificar e deter criminosos suspeitos de roubar bancos da região. Segundo o secretário, essas quadrilhas atuam em vários estados, principalmente da região Nordeste.

“O que aconteceu hoje reforça a importância do Centro Integrado de Inteligência para que possamos ter informações em tempo real, fornecidas pelos serviços de inteligência dos nove estados nordestinos”, disse Costa.

O Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública da região Nordeste é a segunda das cinco unidades previstas para serem inauguradas esta semana. A primeira unidade, a Regional Sul, começou a funcionar na última terça-feira (4), em Curitiba.

Outros três centros integrados serão implantados nas regiões Norte, Centro-Oeste e Sudeste. Todos serão conectados e coordenados pelo Centro Integrado de Inteligência de Segurança Pública Nacional (CIISP-N), que já está em funcionamento em Brasília (DF). O investimento do Ministério da Segurança Pública na implantação dos cinco centros é de R$ 15 milhões.

A rede de centros inteligência deverá unificar a ação de combate ao crime organizado por regiões. Entre os objetivos estão a integração entre as forças de segurança pública e inteligência do governo federal e Forças Armadas, para elaboração de planejamentos estratégicos; além do acesso integrado dos conteúdos das bases de dados das diversas instituições e órgãos que compõem a estrutura de segurança pública.

“O crime está integrado, internacionalizado, e não há a menor possibilidade de o reduzirmos se não tivermos inteligência integrada”, afirmou Raul Jungmann esta manhã. “As grandes facções criminosas agem em âmbito nacional e internacional. Não há como combatê-las exclusivamente no espaço dos estados. Então, temos que integrar não as operações, mas a inteligência. É a isto que chamamos repressão qualificada”, acrescentou o ministro.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 14 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 14 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 7 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 15 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 15 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 10 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 14 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos