© Reuters
Entre os objetos que foram recolhidos estão paus, pedras e pneus. O diretor presidente da Novacap, Nilson Martorelli, destacou que, por meio dessa iniciativa, os trabalhadores proporcionaram uma Copa mais segura para o público.
PUB
"Encontrava-se de tudo, tudo que pudesse ser arremessado ou causado qualquer tipo de transtorno. Conseguimos com a orientação e coordenação da Secretaria de Segurança realmente coibir todos os atos de vandalismo que poderiam ter ocorrido."
O secretário interino de Segurança Pública, Paulo Roberto de Oliveira, disse que alguns dos materiais encontrados chamaram a atenção.
"Alguns pneus dispostos estrategicamente nas rotas protocolares poderiam impedir o acesso das delegações se fossem utilizados, então o trabalho da Novacap foi fundamental, porque [seus agentes] trabalharam de manhã, de tarde e, principalmente, nas madrugadas, fazendo as varreduras".
O secretário disse ainda que a secretaria ainda não conseguiu identificar as pessoas responsáveis pela colocação dos pneus nessas áreas. "Se forem identificados, responderão sim, porque é crime ambiental", completou Oliveira.
Para fazer o trabalho, os agentes da Novacap percorreram áreas próximas ao Estádio Nacional de Brasília, o Mané Garrincha, ao Setor Hoteleiro Sul e Norte e à Rodoviária do Plano Piloto, entre outros locais na região central de Brasília, e também o centro da cidade de Taguatinga e o Taguaparque, que sediou a Fan Fest.