Medidor pode ampliar controle no varejo de lubrificantes e combustíveis

O Diário Oficial da União publica hoje (7) ato que dispõe sobre a especificação de requisitos do Medidor Volumétrico de Combustíveis, decisão que pode ampliar o controle no varejo de lubrificantes e combustíveis, além de reduzir a sonegação no setor.

© Reuters

Economia Requisito 07/08/14 POR Agência Brasil

O ato é da Comissão Técnica Permanente do Imposto sobre Operações Relativas à Circulação de Mercadorias e sobre Prestações de Serviços de Transporte Interestadual e Intermunicipal e de Comunicação (Cotepe/ICMS), do Conselho Nacional de Política Fazendária (Confaz).

PUB

De acordo com informações divulgadas pela Secretaria de Estado da Fazenda de Santa Catarina, o  modelo de medidor foi apresentado em uma reunião do pré-Confaz, em Teresina (PI), pelo auditor fiscal Rogério Mello, em março.

O projeto foi desenvolvido por uma comissão da secretaria catarinense e tem o objetivo de  acrescentar controles na compra e venda de combustíveis, além de possibilitar a identificação, em tempo real, do volume nos tanques e dos vazamentos de combustíveis no solo, confirmou o governo local.

Em Santa Catarina, informa a secretaria, o equipamento poderá ser implantado nos 2.100 postos de combustíveis, melhorando  o controle sobre o setor, que representa mais de 20% da arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços do estado . O MVC permite confrontar as saídas de combustível da bomba com a movimentação de compra e venda registrada pelo posto. Após a aprovação do Cotepe e do Confaz, o MVC será modelo para outros estados. A secretaria lembra, no entanto, que o projeto está em fase de homolagação por órgãos e universidades.

A decisão de apresentar ao Confaz um projeto nacional é porque muitos postos têm matrizes em outros estados e seria complicado fazer as mudanças sem alterar os instrumentos de medição das redes de combustíveis, informou à Agência Brasil a Secretaria da Fazenda de Santa Catarina.

Além de Rogério Mello, participam da comissão responsável pelo projeto no estado os auditores fiscais Sérgio Pinetti, Roque Bach, Leandro Bohrer e Everton Telles.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 18 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Justiça Há 13 Horas

Ex-bailarina do Faustão tem habeas corpus negado e vai passar o fim de ano na prisão

esporte Prisão Há 19 Horas

Por que Robinho não teve direito à 'saidinha' e vai passar Natal preso

fama Festas Há 18 Horas

Cachorro de Anitta some na noite de Natal: 'ainda vai me matar do coração'

fama Saúde Há 11 Horas

Filho de Faustão fala sobre a saúde do pai após transplantes

fama Televisão Há 17 Horas

SBT desiste de contratar Pablo Marçal e terá Cariúcha em novo Casos de Família

fama Música Há 18 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

economia Consumos Há 18 Horas

Saiba como evitar o aumento da conta de luz durante o verão

politica STF Há 18 Horas

Moraes diz que Daniel Silveira mentiu ao usar hospital como álibi e mantém prisão

justica Investigação Há 17 Horas

Duas pessoas morrem e três estão internadas após comerem bolo em Torres (RS)