May e Corbyn protagonizam discussão acalorada no Parlamento britânico

Troca de acusações foi acompanhada por gritos de apoio e risadas de deboche pelos parlamentares

© POOL New / Reuters

Mundo Reino Unido 12/12/18 POR Folhapress

A primeira-ministra britânica, Theresa May, e o líder da oposição, o trabalhista Jeremy Corbyn, protagonizaram um debate acalorado no Parlamento nesta quarta-feira (12), tendo como pano de fundo a discussão sobre a saída do país da União Europeia.

PUB

A troca de acusações foi acompanhada por gritos de apoio e risadas de deboche pelos parlamentares e o presidente da Casa, John Bercow, chegou a interromper a discussão para pedir que os dois pudessem falar sem serem interrompidos.

Sessões de debate nos quais a primeira-ministra é questionada são comuns no Reino Unido e May e Corbyn costumam ter enfrentamentos, mas a discussões como a desta quarta, em que os dois elevaram o tom de voz, são raras.

O debate ocorreu no mesmo dia em que May terá que enfrentar um voto de desconfiança interno dentro do Partido Conservador que pode obrigá-la a deixar o cargo, mas o assunto acabou sendo tratado de modo secundário -o tema principal foi o "brexit".

May fechou em novembro um acordo com a União Europeia para a saída do país do bloco e ele deveria ser votado pelo Parlamento nesta terça (11). Na véspera, porém, o governo decidiu adiar a votação porque a proposta seria derrotada.

+ França eleva nível de segurança após ataque em Estrasburgo

+ Rua fica coberta de chocolate após vazamento em fábrica na Alemanha

Em vez disso, a primeira-ministra se reuniu com líderes europeus para debater mudanças no acordo.

A decisão irritou Corbyn e os trabalhistas, que acusam May de impedir que o Parlamento se manifeste sobre o assunto.

Uma derrota do governo iria enfraquecer a primeira-ministra, aumentando a chance de que ela deixe o cargo. Corbyn defende que uma nova eleição seja convocada para resolver o impasse -na qual ele apareceria como um dos favoritos.

Nesta quarta, ele pediu que ela colocasse o assunto de volta na pauta.

"Já que a primeira-ministra não conseguiu nenhuma mudança nem no acordo de retirada nem em uma parceria futura [com a UE], ela agora pode confirmar que nós vamos concluir o debate e votar nos próximos sete dias, antes que a Casa entre no recesso de Natal?", questionou o líder da oposição.

May, porém, negou o pedido e afirmou que a votação vai ocorrer no futuro, mas que ainda não há data, o que irritou Corbyn.

"O tempo para hesitações e atrasos acabou. A primeira-ministra negociou seu acordo, nos disse que é o melhor e único acordo possível. Não se pode continuar a dar desculpas, a fugir. Coloque isso ante ao Parlamento e vamos votar", disse ele.

A primeira-ministra respondeu afirmando que o objetivo da oposição é impedir que a saída da União Europeia aconteça.

"Todos nós sabemos um grupo de pessoas que não querem encontrar uma solução construtiva -a liderança do Partido Trabalhista. E é isso que vemos do outro lado da sala: nenhum plano, nenhuma ideia, nenhum 'brexit'".

A falta de acordo no Parlamento e o voto de desconfiança contra May receberam críticas de entidades que representam empresários no país.

Adam Marshall, diretor-geral das Câmaras Britânicas de Comércio, disse que os políticos devem entender que suas ações ameaçam os negócios.

"Em um dos momentos mais cruciais para a economia do Reino Unido em décadas, é inaceitável que os políticos de Westminster [sede do Parlamento] tenham escolhido pensar neles mesmos e não nas necessidades do país", disse ele.

Já o presidente da Federação de Pequenas Empresas, Mike Cherry, disse que a atual turbulência "virou um fardo" para os empresários.

Apesar disso, os mercados voltaram a subir nesta quarta após alguns dias de queda devido ao "brexit". A libra, que atingiu seu menor valor em 20 meses após o anúncio do voto de desconfiança, se recuperou e subiu 0,8%, para US$ 1,26. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

economia Dinheiro Há 15 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

tech Aplicativo Há 15 Horas

WhatsApp abandona celulares Android antigos no dia 1 de janeiro

brasil Tragédia Há 8 Horas

Sobe para 14 o número desaparecidos após queda de ponte

mundo Estados Unidos Há 15 Horas

Momento em que menino de 8 anos salva colega que engasgava viraliza

fama Condenados Há 23 Horas

Famosos que estão na prisão (alguns em prisão perpétua)

fama Realeza britânica Há 8 Horas

Rei Chales III quebra tradição real com mensagem de Natal

fama Emergência Médica Há 16 Horas

Gusttavo Lima permanece internado e sem previsão de alta, diz assessoria

brasil Tragédia Há 16 Horas

Vereador gravou vídeo na ponte Juscelino Kubitschek de Oliveira pouco antes de desabamento

fama Hollywood Há 11 Horas

Autora presta apoio a Blake Lively após atriz acusar Justin Baldoni de assédio

brasil Tragédia Há 15 Horas

Mãe de dono da aeronave que caiu em Gramado morreu em acidente com avião da família há 14 anos