© DR
As doenças cardíacas afetam milhões de mulheres em todo o mundo. No entanto, muitas delas desconhecem todos os sintomas associados à ocorrência de enfartes.
PUB
Segundo a organização britânica para a saúde coronária British Heart Foundation (BHF), mais de 70 mulheres morrem de ataque cardíaco diariamente nos ditos países ocidentais – mas inúmeras vezes esses problemas cardíacos iniciais são mal diagnosticados.
É comum ouvir sobre os sintomas, como dores no peito ou falta de ar, mas há mais...
Recentemente a história de uma enfermeira britânica tornou-se viral na rede social Twitter. A profissional compartilhou que tinha um bloqueio coronário de 95%, mas que jamais havia tido dores cardíacas.
+ Verão propaga doenças nos olhos; saiba como prevenir
“Quero avisar a todas as mulheres que por vezes os ataques cardíacos se manifestam de forma diferente”.
“A dor percorria a parte superior das minhas costas, os ombros e pelos braços”, escreveu.
“Sentia um ardor e uma sensação de latejar. Cheguei a pensar que se tratava de uma dor muscular intensa ou de uma cãibra. Foi só quando comecei a suar profundamente e a vomitar. Chamei o 911 (serviço de urgência no Reino Unido)”.
O Serviço Nacional de Saúde Britânico (NHS) diz que a história desta mulher não é incomum, já que muitas vezes os sintomas de enfarte na população feminina não se manifestam através de dores no peito – e que apesar de mais raro, assim como pode suceder também nos homens.
Segundo o site BHF, "os motivos para isso ocorrer são complexos, mas pensa-se que a produção de estrogênio aumenta a tolerância à dor nas mulheres”.
O site lista ainda os principais sintomas que as mulheres devem ter em atenção: dor no peito, aperto ou pressão, dor noutras partes do corpo tais como braços, maxilar, pescoço, costas e abdômen, sentir tonturas, suores, náuseas, falta de ar e uma sensação esmagadora de ansiedade.