Pego o 1º voo para trazer o delinquente, diz Salvini sobre Battisti

O encarceramento, se efetivado, abre caminho para a extradição do ex-militante, pedida há anos por Roma

© Reuters

Mundo declaração 14/12/18 POR Folhapress

O vice-premiê da Itália, Matteo Salvini, reagiu nesta sexta (14) com entusiasmo à notícia de que o ministro do STF Luiz Fux determinou a prisão do escritor Cesare Battisti, que vive no Brasil desde 2004, depois de ter fugido Europa, onde foi condenado pela morte de quatro pessoas nos anos 1970.

PUB

O encarceramento, se efetivado, abre caminho para a extradição do ex-militante, pedida há anos por Roma.

"Fico furioso com o fato de um condenado à prisão perpétua curtir a vida nas praias do Brasil, na cara das vítimas", escreveu Salvini em uma rede social. "Darei muito crédito ao presidente Bolsonaro se ajudar a Itália a obter justiça 'presenteando' Battisti com um futuro em nossas cadeias."

A palavra final sobre a eventual entrega de Battisti a autoridades italianas caberá ao presidente Michel Temer ou ao eleito, Jair Bolsonaro, que prometeu durante a campanha referendar a expulsão e voltou a fazê-lo na sexta ("conte conosco", escreveu em sua conta numa rede social).

"Se necessário, pego o primeiro voo para finalmente trazer de volta à Itália um delinquente condenado a prisão perpétua", completou o direitista Salvini, também ministro do Interior, que tem se celebrizado por um discurso anti-imigração e por desafiar com frequência normas e decisões da União Europeia (UE).

+ Cesare Battisti está foragido, diz Polícia Federal, que realiza buscas 

+ Paradeiro de Cesare Battisti é desconhecido

O ministro italiano da Justiça, Alfonso Bonafede, também saudou a decisão de Fux, mas ressalvou, também em publicação na internet: "Só estaremos satisfeitos quando Battisti for extraditado para a Itália".

A imprensa italiana também segue o caso com atenção. O maior jornal, La Reppublica, reserva vários títulos de sua versão digital à possível prisão e extradição. "O Brasil pede a prisão de Cesare Battisti: 'perigo de fuga'. Mas ele está desaparecido", diz um deles.

Em outra chamada, o diário apresenta o escritor como "o terrorista condenado a prisão perpétua, mas 'solto' pela política", uma referência à decisão do ex-presidente Lula de não expulsá-lo, no último dia de seu segundo mandato, em dezembro de 2010.

A publicação edita também uma entrevista com o irmão de uma das vítimas do ex-militante dos Proletários Armados pelo Comunismo.

Mais discreto, o Corriere della Sera, de Milão, destaca a declaração do advogado do italiano de que não consegue contatá-lo desde quinta (13). "Para a polícia, é um fugitivo", completa.

Por fim, no La Stampa, de Turim, um comentarista alfineta: "Salvini e Bolsonaro se gabam no Twitter; a extradição de Battisti será uma piada?". Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 20 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia