Má fase do Real Madrid é ameaça para hegemonia europeia no Mundial

Desde a vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Chelsea em 2012, no Japão, os clubes sul-americanos não conseguem superar os europeus no torneio

© Juan Medina/Reuters

Esporte Rivalidade 14/12/18 POR Folhapress

Embalado pela conquista da Libertadores, no último fim de semana, sobre seu grande rival Boca Juniors e com o Real Madrid (ESP) em má fase, o River Plate tem uma chance de ouro para acabar com a hegemonia europeia no Mundial de Clubes da Fifa.

PUB

"Em 2015, enfrentamos um dos melhores planteis do mundo e não tivemos chances. Naquela época, não chegamos da melhor maneira. Agora, podemos lutar contra qualquer um. Seria uma conquista impressionante", disse o técnico Marcelo Gallardo ao canal argentino TyC, lembrando a final em que o River perdeu por 3 a 0 para o Barcelona.

Desde a vitória por 1 a 0 do Corinthians sobre o Chelsea em 2012, no Japão, os clubes sul-americanos não conseguem superar os europeus no torneio, mesmo que muitas vezes eles não encarem a competição como prioridade.

Nesse período, levantaram o troféu Bayern de Munique (ALE), Real Madrid -três vezes- e Barcelona (ESP). Em 2013 e em 2017, respectivamente, Atlético-MG e Atlético Nacional (COL) sequer conseguiram vaga na decisão.

Desde que a Fifa passou a organizar o torneio foram 10 títulos de europeus contra 4 de sul-americanos, todos eles de clubes brasileiros: Corinthians (2000 e 2012), São Paulo (2005) e Internacional (2006).

+ Conmebol acerta direitos de TV para Libertadores e Sul-Americana

Neste sábado (15), o River Plate conhecerá o seu adversário na semifinal do torneio. Às 14h30 (de Brasília), o Espérance de Tunis (TUN), campeão da Champions africana, enfrenta o e Al Ain (EAU), que representa o futebol local e derrotou o Team Wellington, campeão da Oceania, na última quarta-feira (12), nos pênaltis. O vencedor do confronto enfrenta o time argentino.

Antes, às 11h, o Kashima Antlers (JAP), campeão asiático, encara o Chivas Guadalajara, vencedor da Champions da Concacaf (Confederação da América do Norte, Central e do Caribe). O vencedor joga contra o Real Madrid.

Apesar de assegurar a liderança de seu grupo na Liga dos Campeões, o clube espanhol sofreu duas derrotas –a última delas por 3 a 0 para o CSKA (RUS), no estádio Santiago Bernabéu. Além disso, o Real ocupa apenas a quarta posição no Espanhol, cinco pontos atrás do líder e rival Barcelona, de quem perdeu por 5 a 1 -também foi goleado pelo Sevilla e pelo frágil Eibar.

Substituto do vencedor Zidane, o técnico Julen Lopetegui não durou três meses no cargo e foi substituído pelo argentino Santiago Solari.

Além disso, o meia croata Modric, eleito o melhor do mundo pela Fifa e ganhador da Bola de Ouro da revista France Football, está longe de ser o protagonista que Cristiano Ronaldo foi para o time. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio 04/11/24

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA