© iStock
A sensação térmica em Antonina, no litoral paranaense, chegou a 64ºC por volta das 16h desta sexta-feira (14), segundo dados do Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar). Os moradores da cidade estão enfrentando dificuldade para realizar atividades simples da rotina, como trabalhar e dormir.
PUB
O calor desta sexta superou os últimos dias, quando o município teve sensação térmica de 57ºC.
Quem trabalha ao ar livre sofre mais com o calor. "Nós estamos parando uns trinta minutos de manhã, trinta minutos à tarde, às vezes é preciso tomar um banho nesse intervalo pra dar uma refrescada, pra conseguir voltar à rotina", contou ao 'G1' o mestre de obras Francisco de Oliveira.
A sensação térmica aumenta com a alta umidade relativa do ar, que está próxima aos 50%.
+ Fernando de Noronha proíbe venda e uso de itens de plástico descartável
O Hospital Municipal Sílvio Bittencourt Linhares informou que 25% dos atendimentos dessa quinta-feira (13) foram realizados a pacientes passando mal por causa da alta temperatura. "São queixas de cansaço, mal estar, pressão baixa, sensação de mais sede e sono excessivo, que estão todos relacionados ao calor", explicou a médica Kahine Jucoski.
Para enfrentar os dias mais quentes, é recomendável usar roupas leves e filtro solar, além de manter-se sempre bem hidratado e evitar comidas pesadas e exposição direta ao sol nas horas mais quentes.
Nos próximos dias, segundo o Simepar, as temperaturas devem permanecer altas, mas há previsão de chuva em grande parte do Estado.