Venezuela afirma que Brasil convidou Maduro para a posse de Bolsonaro

Chanceler venezuelano contradiz fala de futuro ministro brasileiro

© REUTERS / Adriano Machado (Foto de arquivo) 

Política diplomacia 17/12/18 POR Notícias Ao Minuto

O chanceler da Venezuela, Jorge Arreaza, afirmou no último domingo(16), através das redes sociais, que Nicolás Maduro foi convidado para a posse do presidente eleito do Brasil, Jair Bolsonaro.

PUB

A afirmação de Jorge Arreaza, contradiz a fala do futuro Ministro das Relações Exteriores do governo Bolsonaro, Ernesto Araújo, que afirmou também no último domingo (16) que o presidente venezuelano não foi convidado "em respeito ao povo" daquele país.

Procurado pelo G1, Ernesto Araújo falou que não comentará o assunto. Ainda de acordo com o G1, a orientação inicial para o ministério foi convidar todos os país, mas depois a decisão mudou, e a orientação foi não incluir Venezuela nem Cuba.

+Bolsonaro muda de ideia e desconvida Venezuela e Cuba de posse

Em seu perfil no Twitter, Bolsonaro reforçou que não irá receber Nicolás Maduro.

"Naturalmente, regimes que violam as liberdades de seus povos e atuam abertamente contra o futuro governo do Brasil por afinidade ideológica com o grupo derrotado nas eleições não estarão na posse presidencial em 2019. Defendemos e respeitamos verdadeiramente a democracia", tuitou Bolsonaro.

Por sua vez, o chanceler venezuelano Jorge Arreaza publicou em seu Twitter duas notas diplomáticas atribuídas ao Palácio do Itamaraty, em que é feito o suposto convite a Maduro pelo governo brasileiro.

"[...] A Embaixada [do Brasil na Venezuela] tem a honra de transmitir o convite do governo brasileiro a Sua Excelência, o senhor Nicolás Maduro Moros, presidente da República Bolivariana da Venezuela, a assistir à cerimônia de posse na capital brasileira", diz a nota atribuída ao Itamaraty.

1/2 Aquí pueden leer las 2 notas diplomáticas oficiales enviadas por las autoridades brasileñas invitando al gobierno venezolano y al Presidente @NicolasMaduro a asistir a la toma de posesión de @jairbolsonaro: pic.twitter.com/X5WBxFmvsy

— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) 16 de dezembro de 2018

Em seguida, Arreaza publicou o que seria a resposta do governo venezuelano ao convite: "O governo socialista, revolucionário e livre da Venezuela não assistiria jamais à posse de um presidente que é a expressão da intolerância, do fascismo e da entrega de interesses contrários à integração latino-americana e caribenha", diz o texto.

2/2 El Presidente @NicolasMaduro jamás consideró asistir a la posesión de un gobierno como el de @jairbolsonaro. Esta es la firme respuesta oficial que le enviamos a @ernestofaraujo a través de @ItamaratyGovBr el pasado 12 de diciembre: pic.twitter.com/6iB1dcC39h

— Jorge Arreaza M (@jaarreaza) 16 de dezembro de 2018

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 17 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

esporte Peru Há 19 Horas

Tragédia no Peru: relâmpago mata jogador e fere quatro durante jogo

mundo Loteria Há 19 Horas

Homem fica milionário depois de se esquecer do almoço em casa: "Surpreso"

fama Televisão Há 18 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

politica Tensão Há 20 Horas

Marçal manda Bolsonaro 'cuidar da vida' e diz que o 'pau vai quebrar' se críticas continuarem

lifestyle Alívio Há 19 Horas

Três chás que evitam gases e melhoram a digestão

fama Luto Há 20 Horas

Morre o lendário produtor musical Quincy Jones, aos 91 anos

fama Saúde Há 19 Horas

James van der Beek, de 'Dawson's Creek', afirma estar com câncer colorretal

tech WhatsApp Há 20 Horas

WhatsApp recebe novidade que vai mudar forma como usa o aplicativo

mundo Catástrofe Há 18 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia