Protestos na Venezuela terminam com mais de 30 detidos

Mais de 30 pessoas foram detidas nas últimas horas na Venezuela, em protestos contra o governo venezuelano nas cidades de Caracas e Barquisimeto, cerca de 370 quilômetros a oeste da capital.

© Reuters

Mundo Caracas 13/09/14 POR Agência Brasil

Em Barquisimeto, um grupo de pessoas foi detido quando promovia violentas barricadas. O protesto foi classificado de sem razões pelo presidente Nicolás Maduro, que prometeu tolerância zero aos atos de violência.

PUB

“Numa cidade do ocidente do país, saíram como loucos, sem razões [para as ruas], para queimar e destruir. Dei uma ordem, usando todos os mecanismos constitucionais e em pleno respeito pelos direitos humanos. Pedi para que fossem capturados”, disse o presidente.

“Assim será em todo o país. Meu pulso não vai tremer para levar paz e justiça, que é o que o povo quer. Ordem, paz, justiça, educação e direitos sociais para o povo”, acrescentou Maduro, durante ato do Partido Socialista Unido da Venezuela. Destacou que o grupo de manifestantes está atrás das grades.

Segundo o chefe do Comando Estratégico Operacional das Forças Armadas Venezuelanas, Vladimir Padrimo López, 11 pessoas foram detidas em Barquisimeto. Em Caracas, oficiais da Guarda Nacional Bolivariana dispersaram manifestantes que tentavam bloquear uma avenida na zona leste, em protesto contra as políticas governamentais.

Conforme o diretor do Foro Penal Venezuelano, Alfredo Romero, a maioria dos detidos é estudante. Os presos foram levados para o Forte de Tiuna, a principal base militar de Caracas.

Fontes não oficiais revelam a ocorrência de protestos contra a instalação de um sistema de controle biométrico para regular compras em supermercados. Essas manifestações ocorreram em Barinas, estado onde nasceu o falecido líder socialista e ex-presidente venezuelano Hugo Chávez, 560 quilômetros a sudoeste de Caracas.

Em Táchira, a 840 quilômetros a sudoeste da capital, dezenas de estudantes da Universidade Nacional Experimental criticaram a detenção de dois membros da organização não governamental Operação Liberdade Internacional e a decisão do governo venezuelano de prolongar por mais três meses o fechamento noturno da fronteira com a Colômbia.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 22 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

economia Dinheiro Há 3 Horas

Entenda o que muda no salário mínimo, no abono do PIS e no BPC

brasil ACIDENTE-MG Há 22 Horas

Sobe para 41 o número de mortos em acidente entre ônibus e carreta em MG

fama HELÔ-PINHEIRO Há 22 Horas

Helô Pinheiro se emociona ao ouvir 'Garota de Ipanema' na voz de Seu Jorge

fama CHRIS-BROWN Há 22 Horas

Chris Brown transforma o Allianz em balada pop R&B

fama Kate Middleton Há 21 Horas

Kate Middleton grava mensagem especial de Natal

fama Patrick Swayze Há 17 Horas

Atriz relembra cena de sexo com Patrick Swayze: "Ele estava bêbado"

fama Tragédias Há 20 Horas

Modelos que morreram em circunstâncias trágicas: Um caso recente

brasil PRAIA-AMBIENTE Há 23 Horas

Verão começa com 18 praias impróprias para banho em São Paulo

esporte FUTEBOL-SÃO PAULO Há 23 Horas

São Paulo conta com apoio de patrocinador master por reforço de peso