Lavagem reversa: conheça técnica que promete dar fim aos fios oleosos

Especialista explica como higienizar o cabelo utilizando o condicionador antes do shampoo para conferir textura e volume aos cabelos finos

© iStock

Lifestyle NOVIDADE 19/12/18 POR Notícias Ao Minuto

A cada dia que passa, novas técnicas e tendências para cuidar da pele e dos cabelos surgem na internet e vão ganhando adeptos devido a seus benefícios. Uma destas novas modas que vem sendo muito utilizada é a lavagem reversa dos fios. “Também chamada de pré-poo, a lavagem reversa é uma técnica que consiste em nada mais do que aplicar o condicionador antes do shampoo na hora da higienização dos cabelos, modificando assim a ordem convencional de se lavar os fios. O principal objetivo da lavagem reversa é combater o aspecto pesado e oleoso que os condicionadores de fórmulas muito concentradas causam principalmente nos cabelos finos”, explica Ely Araújo, hair dresser do Lefil Beauty, o maior salão de beleza de São Paulo.

PUB

+ 7 atitudes para começar 2019 com uma pele renovada

Porém, este tipo de lavagem só é indicado em casos específicos e em determinados tipos de cabelo. Geralmente quem se beneficia com a lavagem reversa são pessoas com cabelos finos, que desejam conferir textura e volume aos fios, além de reduzir a oleosidade.

Para pessoas com fios grossos, secos, cacheados e ondulados, essa técnica não é indicada, pois pode causar ressecamento, frizz, excesso de volume e opacidade nos fios. “Isto porque a função do shampoo é higienizar os cabelos e o couro cabeludo, enquanto a função do condicionador é fechar as cutículas e escamas dos fios, ajudando a manter os nutrientes e, consequentemente, evitar o ressecamento. Quando você alterna o uso destes produtos, as cutículas permanecem abertas após o uso do shampoo, o que remove a camada natural de proteção do fio, tornando-o ressecado”, explica a especialista Ely Araújo.

+ Ousadas: essas estrelas romperam padrões e lançaram moda em 2018

Entretanto, de acordo com a hairdresser do Lefil Beauty, não é porque você tem os cabelos finos que você deve realizar este tipo de lavagem todos os dias, pois, quando feita diariamente, a lavagem reversa pode prejudicar a hidratação dos cabelos e ainda aumentar a produção de óleo pelo couro cabeludo. “Isso ocorre porque o couro cabeludo entende que o cabelo está muito ressecado e necessita de gordura para se manter hidratado. É o famoso efeito rebote. Por isso, o ideal é realizar a lavagem reversa em dias intercalados”, alerta.

Mas, afinal, como fazer a lavagem reversa? De acordo com a cabeleireira, você deve iniciar molhando os cabelos e, em seguida, aplicar, somente nas pontas, um condicionador específico para esta finalidade, ou seja, que possua menos óleo e elementos hidratantes em sua composição. “Após essa etapa, enxague bem os fios para remover os resíduos de condicionador e então aplique o shampoo somente na raiz dos cabelos, massageando o couro cabeludo e deixando que a espuma escorra pelas pontas para higienizá-las. Por fim, enxague novamente os fios com água morna ou fria”, completa a especialista do Lefil Beauty. “Se você possui raiz oleosa e pontas ressecadas, é recomendado também que, após a lavagem, você aplique um leave-in somente nas pontas dos fios.”

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA