Abadiânia tem queda de turistas, demissões e pousadas fechadas

Prisão do médium João de Deus tem afugentado visitantes da pequena cidade no interior de Goiás

© Reuters / Adriano Machado

Brasil Caso 20/12/18 POR Folhapress

Onde antes havia uma profusão de fiéis e turistas vestidos de branco, há ruas em grande parte vazias, lojas com anúncios de promoção e pousadas com portas fechadas.

PUB

A prisão do médium João Teixeira de Faria, conhecido como João de Deus, tem afugentado visitantes da pequena Abadiânia, cidade no interior de Goiás onde o médium costumava realizar atendimentos espirituais.

Até então, o município recebia por mês cerca de 10 mil fiéis em busca de orações e cirurgias do "João curador" - número equivalente a quase metade do total de seus habitantes.

Agora, a quantidade de visitantes é incerta. Desde a última semana, quando surgiram as primeiras denúncias de abuso sexual que teriam sido cometidos pelo médium, o número de turistas no local tem registrado forte queda.

+ Imagem revela quarto usado nos supostos abusos de João de Deus

Nesta semana, três dias após a prisão de João de Deus, ocorrida no domingo (16), o baixo movimento já levava pousadas a anteciparem recessos de fim de ano ou a fecharem temporariamente as portas.

Segundo o prefeito José Aparecido Diniz, em menos de dois dias, o município contabilizou ao menos 150 demissões, a maioria em comércios e pousadas que ficam "no lado da Casa" da cidade - termo usado comumente por moradores para chamar a parte do município, separado pela BR-060, onde fica a Casa Dom Inácio de Loyola, espécie de hospital espiritual criado pelo médium em 1976.

"Alguns que demitiram já pediram até para encerrar a firma", relata o prefeito, que afirma ter feito a estimativa com base em um levantamento da prefeitura junto a escritórios de contabilidade.

Sem ter hóspedes nesta semana, o empresário Sérgio Abrantes, proprietário de uma pousada a quatro quadras da Casa Dom Inácio, acabou por antecipar o recesso a todos os funcionários.

"Trabalho sempre com 70% a 80% de ocupação. No fim do ano, o movimento já cai em alguns dias para 30%. Mas agora caiu ainda mais", diz.

Defesa de João de Deus nega saque e mostra extrato com R$ 34,2 mi

Uma situação que se repete em outros hotéis e pousadas. Em visita à região, a reportagem contou ao menos três delas de portas fechadas ou com avisos de recesso.

Quem manteve o atendimento sentiu a queda de visitantes. Em uma pousada na avenida Frontal, rua onde fica o centro espiritual, o atendimento que chegava a 80 pessoas em dias normais ficou restrito nesta semana a apenas oito, que devem ir embora em breve.

"Também já estamos recebendo pedidos de cancelamentos para o próximo ano", diz a funcionária Fabiana, que pede para não ter seu nome completo divulgado por receio de represálias.

Responsável pela administração da pousada, ela diz que, caso a queda não seja revertida, poderá haver demissões.

"Vamos segurar as pontas até o ano que vem. Se a situação não reagir, vou demitir cinco e ficar só com duas pessoas", afirma.

Polícia encontra armas na casa de João de Deus

Nesta quarta (19), lojas e restaurantes também ficaram vazios. "Eu mesmo tive que demitir uma pessoa ontem [terça]. O movimento despencou, e não sabemos como vai ser depois", diz Luiz Augusto Paranhos, dono de uma sorveteria a poucos metros da Casa Dom Inácio.

"Sem o seu João, é difícil recuperar o movimento como antes", afirma ele, que acabou por desistir temporariamente de uma reforma que faria no local.

+ Mulher diz ter sido abusada por João de Deus na presença do pai

FUGA DE FIÉIS

Se nas pousadas a fuga de turistas já é evidente, no centro onde o médium João de Deus costumava atender às quartas, quintas e sextas-feiras, o impacto da crise é ainda maior.

Nesta quarta, primeiro dia de funcionamento após a prisão do líder religioso e de uma operação de busca e apreensão no local, a reportagem contou cerca de 150 pessoas à espera para entrar na chamada "sala das entidades" pela manhã - número que diminuiu ainda mais no período da tarde.

Para comparação, em dias normais, funcionários dizem que o atendimento chegava a mil pessoas por dia.

A situação também afugentou brasileiros que costumavam vir em busca de atendimento espiritual. Voluntários e guias estimam que, do total de fiéis que estavam na casa nesta quarta, 90% sejam estrangeiros.

Irritados, alguns funcionários chegaram a bloquear a entrada de jornalistas na instituição pela manhã. Em seguida, o acesso foi liberado, mas fotografias foram vetadas. "Os gringos estão reclamando", justificou um deles.

Diante do baixo movimento, uma voluntária anunciou ao microfone a distribuição gratuita de frascos com 80 comprimidos à base de passiflora, os quais costumam ser vendidos na casa por R$ 50. Ainda assim, poucas pessoas foram à farmácia do local buscar os produtos.

Um voluntário ouvido pela reportagem, e que pede para não ser identificado, diz ter ficado assustado com as denúncias de abuso sexual.

"Quando tudo estourou, fiquei com uma sensação de medo e de culpa", relata ele, que diz nunca ter suspeitado de possíveis abusos na instituição.

Apesar das acusações, ele afirma que não deve abandonar as visitas à Casa Dom Inácio e que aguarda uma resposta da Justiça.

"Se você tem um hospital que tem um administrador ruim, você não troca o hospital, mas o administrador", afirma. "Antes de João de Deus chegar, esse lugar já era um portal de curas". Com informações da Folhapress. 

Leia também: Filha de João de Deus relata abusos dos 10 aos 14 anos: 'Monstro'

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 19 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 18 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 20 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 19 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 19 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 21 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad