Voo da Latam tem choro, oração, porta arrombada e gritos ante de pouso

Boeing 777 fez um pouso de emergência em Confins (MG) nesta madrugada

© Regis Duvignau/Reuters

Brasil desespero 20/12/18 POR Folhapress

O advogado Marcello Sant'Ana, 50 anos, diz que esta quinta (20) "é o primeiro de vida" de todos os passageiros que estavam no Boeing 777 da Latam que fez um pouso de emergência em Confins (MG) nesta madrugada.

PUB

Ele, que viajava com a mulher, a assessora de comunicação Márcia Stival, 48 anos, afirma que o comandante da aeronave foi um um herói. "Ele foi muito hábil, encontrou um aeroporto com pista longa e pousou no escuro. Segundo nos contaram, ele não tinha nenhuma visibilidade da pista".

"Nunca vivi nada parecido", diz sobre os momentos que classifica como "de terror e pânico" no ar. De acordo com ele, logo depois que vazou o áudio da cabine de comando, com a informação de que o avião estava com um problema muito grave por conta de uma pane elétrica, "as pessoas começaram a gritar e a chorar".

"Alguns desafivelaram os cintos e levantaram, outros pegaram bíblias e terços e começaram a rezar", conta. "Foi assustador."

Em meio a gritos, choro e pânico, diz ele, uma passageira se trancou em um dos banheiros da aeronave. Um dos tripulantes precisou praticamente arrombar a porta e tirá-la a força. A orientação era para que todos permanecessem sentados e com os cintos de segurança afivelados.

+ Passageira: piloto disse por engano que avião tinha problema grave

Sant'Ana conta que a tripulação fez um esforço para que todos mantivessem calma. "Tentavam nos acalmar dizendo que não era nada sério, mas a gente sabia que algo estava errado. O avião fazia um forte barulho estranho e sentíamos um cheiro de queimado. O ar-condicionado também foi desligado", diz.

A tensão, segundo ele, não cessou quando o avião pousou. Ele conta que nem deu tempo de tentar levantar. A tripulação informou que havia risco de incêndio e o clima de pânico voltou quando um passageiro começou a gritar dizendo que aeronave iria explodir.

"Nesse momento, todo mundo ficou nervoso de novo e começou a gritar. Você pensa, realmente, que tudo acabou."

A primeira informação foi a de que sairíamos em grupos pequenos e sem nossos pertences de mãos. Depois de uns 40 minutos, já com a situação estabilizada, pudemos deixar a aeronave com as nossas bagagens."

"Todo mundo renasceu, hoje é o primeiro dia da vida de todo mundo."

A única pista do aeroporto de Confins foi liberada com restrições no início da tarde desta quinta (20). A poucos dias do Natal, o local ficou fechado mais de dez horas tanto para pouso, quanto para decolagens.

O fechamento aconteceu por conta de um pouso de emergência do voo LA8084 da Latam, que partiu às 00h30 (horário de Brasília) desta quinta do aeroporto de Guarulhos, em São Paulo, e tinha como destino Londres, na Inglaterra. Segundo a companhia, a aeronave teve de interromper a viagem e aterrissar em Confins por "questões técnicas".

Segundo a Latam, 338 passageiros e 16 tripulantes estavam na aeronave que apresentou problemas. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 16 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 20 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 22 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 19 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 20 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 21 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 20 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 20 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 20 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 22 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad