Aeroporto de Gatwick reabre com 'número limitado' de voos

O local estava parado desde a noite de quarta-feira (19) após dois drones terem sido vistos perto da pista

© Lusa

Mundo Londres 21/12/18 POR Lusa

O aeroporto de Gatwick, em Londres, paralisado desde a noite de quarta-feira (19), após dois drones terem sido vistos perto da pista, anunciou, na manhã desta sexta-feira (21), a reabertura de um "número limitado" de voos.

PUB

"A pista de Gatwick encontra-se atualmente utilizável e está prevista a decolagem e aterrissagem de um número limitado de aviões", informou o aeroporto na rede social Twitter, aconselhando os viajantes a verificar o estado do seu voo com a companhia aérea antes de se deslocarem para o aeroporto, uma vez que os voos que partem e chegam a Gatwick ainda estão sujeitos a atrasos ou cancelamentos.

+ Explosão em mina deixa 13 mortos e dez feridos na República Tcheca

Cerca de 110 mil passageiros foram afetados nessa quinta-feira (20), e dez mil na noite de quarta. Ontem, a TAP informou que iria operar dois voos extra entre Lisboa e Heathrow, na região de Londres, para minimizar o impacto para os seus passageiros do encerramento temporário de Gatwick.

Fonte oficial da transportadora aérea disse à agência Lusa que a primeira ligação estava prevista para esta manhã e que a segunda tem saída prevista por volta das 14h40.

"Com estes dois voos extra - um deles em uma aeronave de maior capacidade, usada normalmente nos voos do longo curso [A330]- , a TAP pretende minimizar o impacto nos seus passageiros do encerramento temporário do aeroporto de Gatwick", acrescentou a mesma fonte.

Os pousos e decolagens foram suspensas às 21h de quarta-feira.

Muitas aeronaves foram desviadas para outros aeroportos, incluindo Paris e Amesterdã, enquanto as autoridades aeroportuárias pediram aos passageiros que contatassem as suas companhias aéreas para se informarem sobre a situação dos voos.

+ Coletes amarelos: atos em Portugal colocam polícia em alerta

O responsável pela segurança aérea da Associação Britânica de Pilotos (BALPA, em inglês), Rob Hunter, lembrou que os drones não são apenas brinquedos e que há "consequências catastróficas" se chocarem com um avião.

"O registro destes drones em Gatwick é outra prova sobre a necessidade de leis mais duras para manter os drones longe dos aviões", segundo Hunter, em declarações à imprensa local.

A secretária britânica de Estado de Aviação, Liz Sugg, disse à BBC que os "drones voaram ilegalmente e os operadores agiram de forma incrivelmente irresponsável e podem enfrentar até cinco anos de prisão". Com informações da Lusa.

 

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Uganda Há 23 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

mundo Estados Unidos Há 6 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

politica Justiça Há 5 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

mundo Líbano Há 6 Horas

Bebê brasileira de 1 ano de idade é morta em bombardeio de Israel

fama Hobbies Há 23 Horas

Famosos que pularam de bungee jump e fizeram outras loucuras radicais!

fama Luto Há 21 Horas

Bailarina de Claudia Leitte teve parada cardíaca em ensaio

fama Estados Unidos Há 7 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

lifestyle Alimentação Há 5 Horas

Cuidado com as aparências: estes alimentos estão te fazendo engordar

fama Política Há 4 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 16 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema