Segurança de governadora eleita é morto com 3 tiros na cabeça

Policial João Maria Figueiredo da Silva faria parte da equipe de Fátima Bezerra a partir de 1º de janeiro

© Reprodução/Facebook

Justiça RN 22/12/18 POR Folhapress

O soldado da Polícia Militar João Maria Figueiredo da Silva, 36, que fez na campanha eleitoral a segurança da governadora eleita do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT), foi morto a tiros nesta sexta-feira (21) em São Gonçalo do Amarante, na Grande Natal.

PUB

Figueiredo, segundo a polícia, foi assassinado por dois homens quando passava de moto numa via próxima à estrada que leva ao aeroporto internacional Aluízio Alves. Os dois, que estavam a pé, atiraram no ombro de Figueiredo, que ainda tentou fugir, mas foi atingido por três tiros na cabeça.

O segurança da governadora eleita morreu no local e os assaltantes fugiram levando sua arma. A moto e os documentos pessoais do policial não foram roubados. O local em que Figueiredo foi morto fazia parte do trajeto percorrido diariamente por ele.

Além de ter atuado na segurança de Fátima Bezerra na campanha ao governo do estado, o policial deveria fazer parte da equipe dela a partir do próximo dia 1º e era membro ativo do grupo Policiais Antifascismo.

+ Em saída temporária, Richthofen é flagrada em festa e volta à prisão

Em redes sociais, a governadora eleita disse que a memória de Figueiredo não será esquecida e que o caso deve ter a devida apuração.

"O assassinato brutal do querido Figueiredo nos deixa consternados, com profundo sentimento de perda, abalados em alma [...] Queria bem a ele como um filho, um irmão. Que tragédias como a de Figueiredo, infelizmente cada dia mais presentes na vida de nossos trabalhadores e abnegados profissionais da segurança, tenham a devida apuração e elucidação", disse Fátima.

O Rio Grande do Norte é o estado mais violento do país, com 68 mortes por 100 mil pessoas, mais que o dobro da média nacional, segundo levantamento do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, organização de pesquisadores da área e que compila estatísticas de secretarias estaduais de segurança e das polícias Civil e Militar.

O critério para a soma de mortes violentas intencionais inclui homicídios dolosos, latrocínios, lesões corporais seguidas de morte, mortes de policiais em confrontos e mortes decorrentes de intervenções policiais.

Por meio de nota, a Polícia Militar do estado lamentou a morte de Figueiredo e disse que ele foi morto em um "ato covarde".

"O policial faleceu na tarde desta sexta-feira (21), após um ato covarde de criminosos, sendo atingido por disparos de arma de fogo no município de São Gonçalo do Amarante. A Polícia Militar lamenta a morte deste honrado guerreiro, externando aos amigos, companheiros de trabalho e familiares, os nossos sentimentos de mais profundo pesar. Apesar do sentimento de luto, os integrantes da Polícia Militar não estão medindo esforços para levar os responsáveis à Justiça", diz a nota.

Em redes sociais, o grupo Policiais Antifascismo também lamentou a morte de Figueiredo, que estava na PM desde 2009 e era lotado no pelotão do município de Taipu (a 54 quilômetros de Natal). Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

mundo Cazaquistão Há 3 Horas

Avião com 72 pessoas a bordo cai no Cazaquistão; há sobreviventes

fama Relacionamento Há 23 Horas

Ginasta Julia Soares e ator Igor Jansen assumem namoro: 'Mais linda'

fama Escândalo Há 20 Horas

Espero que a acusação possa ajudar outras vítimas de retaliação, diz Blake Lively

fama Nicole Bahls Há 22 Horas

'Não me sinto confortável', diz Nicole Bahls sobre ser mãe

esporte Futebol Há 20 Horas

Libertadores 2025 confirma todos os times e potes após definição na Colômbia

brasil Tragédia Há 19 Horas

Queda de ponte: 76 toneladas de ácido sulfúrico caíram no Rio Tocantins, diz ANA

fama Música Há 4 Horas

Hit natalino de Mariah Carey entra na 17ª semana em primeiro na Billboard

fama Lgtbq+ Há 19 Horas

Desafiaram as Regras: Famosos LGBTQ+ que se assumiram com coragem

fama Natal Há 17 Horas

Veja as receitas que os famosos preparam no Natal

fama Relacionamento Há 21 Horas

Rumores apontam separação de Lilly Allen e David Harbour