Ministro da Justiça manda PF esclarecer abordagem policial a Lobão Filho

O ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, determinou à Polícia Federal (PF) que apure as circunstâncias da abordagem de agentes federais ao senador e candidato ao governo do Maranhão Edison Lobão (PMDB). Em ofício enviado ao diretor-geral da corporação, Leandro Daiello Coimbra, Cardozo reproduz o relato de Lobão a respeito da abordagem policial e determina uma apuração rápida e rigorosa.

© Agência Brasil

Política Cardozo 26/09/14 POR Agência Brasil

Segundo Lobão, policiais federais o abordaram assim que seu avião pousou no Aeroporto de Imperatriz (MA), na noite de quarta-feira (24). De acordo com o senador, os agentes revistaram a aeronave, os veículos e a bagagem dos membros da comitiva que o acompanhavam. Lobão diz que os policiais empunhavam as armas e em momento algum informaram a razão da ação ou apresentaram uma ordem judicial, limitando-se a informar que tinham recebido uma denúncia anônima, cujo teor, também não teriam revelado.

PUB

Ao classificar a ação de intimidatória, advogados da coligação partidária pela qual Lobão concorre ao governo maranhense pediram ontem (25) esclarecimentos à PF. Líderes do PMDB, o vice-presidente da República, Michel Temer, e o presidente do Senado, Renan Calheiros, também se manifestaram sobre o assunto.

Em nota, Temer, que é o presidente nacional da legenda, destacou que “o diretório nacional do partido repudia a ação de integrantes da PF”. O vice-presidente também informa que a revista teve “o pretexto de buscar recursos ilegais da campanha” e que nenhuma irregularidade foi encontrada.

A Associação Nacional dos Delegados de Polícia Federal (ADPF) divulgou nota de apoio à ação do delegado de Polícia Federal Paulo de Tarso Cruz Viana Júnior. Para a entidade, a repercussão dada ao episódio é própria e comum do período eleitoral e “em nada compromete a atuação eficiente e isenta do delegado”. A instituição salientou que, no exercício das atribuições constitucionais a Polícia Federal, enquanto órgão de Estado, não persegue, não intimida, mas também não se deixa intimidar.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Briga! Há 15 Horas

Andressa Urach é agredida em festa e leva 4 pontos no rosto

politica Kids pretos Há 15 Horas

Bolsonaro tentou ser kid preto por 2 vezes: 'Fui deixado pra trás'

fama Jhei Soares Há 22 Horas

Influenciadora posta vídeo horas antes de morrer: ‘Indo ser jovem’

fama Racismo Há 16 Horas

Vaza novo áudio com ofensas racistas de Ana Paula Minerato

fama Liam Payne Há 23 Horas

Relatório aponta que Liam Payne tentou escapar do quarto antes de morrer

esporte Fortuna Há 15 Horas

Neymar Pai afirma sobre patrimônio construído com carreira do filho: 'Fiquei rico antes dele'

lifestyle Dicas Há 23 Horas

Descubra itens que devem ser guardados na geladeira e você não sabia

brasil MORTE-SP Há 17 Horas

Criança que se afogou em piscina de resort ficou submersa por 7 minutos

fama LUANA-PIOVANI Há 21 Horas

Luana Piovani chora ao relembrar violência doméstica

fama CPI das Bets Há 15 Horas

CPI das Bets convoca Gusttavo Lima e convida Felipe Neto para deporem