Xanana critica funcionamento de organizações internacionais

O primeiro-ministro do Timor-Leste, Xanana Gusmão, disse ontem (27), em Nova Iorque, que a comunidade internacional está enveredando pelo caminho errado para resolver os problemas do mundo.

© Reuters

Mundo Primeiro-ministro 28/09/14 POR Agência Brasil

"A comunidade internacional está indo pelo caminho errado para resolver os problemas do mundo. Em vez de resolver a exclusão e desigualdades sociais e econômicas, sempre que há um pequeno conflito, enviam logo uma força militar", disse o primeiro-ministro timorense.

PUB

Impõem-se "os direitos humanos fazendo guerra, impõe-se a paz fazendo guerra e às vezes impõe-se uma democracia, como foi o caso da Líbia, do Egito e do Iraque", disse Xanana Gusmão.

Ontem (26), o timorense já havia criticado, durante o seu discurso na 69ª Assembleia Geral das Nações Unidas, o funcionamento ONU. Na oportunidade, ele pediu uma agenda de desenvolvimento transformadora.

"Sempre defendemos que os meios militares não resolvem os problemas. É preciso ver qual é a causa real dos problemas, se não estamos apenas adotando as leis medievais de olho por olho dente por dente", disse ele.

Xanana Gusmão defende também uma alteração radical na forma como as instituições internacionais gerem os seus orçamentos. O político entende que "é preciso mudar a forma como as doações funcionam, porque de um milhão, nem 30% chega [às pessoas]. Setenta por cento vai para salários de consultores e gestores de projeto, salários enormíssimos”.

O primeiro-ministro percebeu, em Timor-Leste e nos países que visitou, que "as pessoas que vão para os locais muitas vezes não têm qualquer experiência. Passam de organização para organização, de quatro em quatro semanas estão de licença e ganham muito dinheiro".

"Tudo isto faz com que muitas organizações não funcionem bem. A intenção é muito boa, os programas são fantásticos. Ensinam-nos sustentabilidade, transparência, muita coisa, mas a atuação de muitas organizações não corresponde ao que ensinam", concluiu o timorense.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Emergência Médica Há 4 Horas

Atriz Lisandra Silva é hospitalizada após uso de Ozempic

mundo Eleições Há 4 Horas

EUA: Centro de referência em projeções vê vitória de Kamala

mundo Estados Unidos Há 11 Horas

Kamala e Trump travam o que pode ser o embate mais acirrado da história dos EUA

fama Política Há 9 Horas

Jojo Todynho se revolta com boicote por ser de direita: 'Sou o que quiser'

fama Luto Há 5 Horas

Fãs e familiares se despedem de Agnaldo Rayol em velório na Alesp

politica Justiça Há 10 Horas

Moraes manda Fátima de Tubarão cumprir pena por atos de 8 de janeiro

fama Estados Unidos Há 11 Horas

Rihanna encoraja americanos a irem às urnas: 'Votem, porque eu não posso'

esporte Futebol Há 9 Horas

Flamengo: Bruno Henrique é investigado por suposto esquema de apostas

fama Trabalho Há 21 Horas

Fabio Assunção diz que incentiva filho a trabalhar após 'polêmica'

fama Luto Há 20 Horas

Agnaldo Rayol construiu legado entre a música, a televisão e o cinema