‘Ranço’ e mais 12 palavras que marcaram 2018
Confira nesta galeria o resultado da seleção das "palavras do ano" feita pelo dicionário online “Dicio”
Interstício
Cientistas descobriram em 2018 um novo órgão: o Interstício, apresentado como uma rede de cavidades interligadas e repletas de líquido.
© MT. SINAI HEALTH SYSTEM
Democracia
Palavra de origem grega que significa "governo popular", governo em que o poder é exercido pelo povo, sendo os dirigentes escolhidos através de eleições. Em 2018, os brasileiros foram às urnas e o debate acerca da "democracia" veio à tona.
© Nelson Jr./ ASICS/TSE
Mitar
Mitar significa fazer sucesso. Trata-se de um neologismo que ganhou ainda mais fama em 2018, muito usado nas redes sociais para dizer que alguém se tornou mito, sendo lembrado pelas suas ideias e opiniões fabulosas, lendárias.
© Getty Images
Feminicídio
O ano foi marcado pelo aumento de casos de feminicídio no Brasil. Neste crime, a mulher é morta por algo intrínseco à sua condição feminina, por um fato ligado exclusivamente ao seu gênero.
© Pixabay
Meme
Representado por uma imagem compartilhada muito rapidamente e por muitas pessoas, com um teor satírico, humorístico ou para zoar algo ou alguém, o meme pode sobreviver por anos na Internet, como é o caso da personagem Nazaré Tedesco.
© Reprodução / Twitter
Ativista
A ativista paquistanesa Malala Yousafazai é a pessoa mais jovem da história a receber um Prêmio Nobel da Paz. Ela esteve no Brasil este ano para chamar atenção ao uso da palavra "ativista", termo que descreve quem trabalha ativamente por uma causa ou ideologia.
© Rovena Rosa/Agência Brasil
Coercitivo
Quando alguém recebe uma pena ou intimação e não a cumpre, a Justiça interfere para que essa pena seja cumprida. Em 2018 "coercitivo" recebeu destaque na imprensa por ter designado o Mandado de Condução Coercitiva a alguns alguns políticos brasileiros.
© 'Réu, de pele e olhos claros, sem estereótipo de bandido', diz juíza
Ranço
Ranço como gíria, passou a indicar um sentimento de aversão, de repulsa, de raiva e até de desprezo. Pegar Ranço é ainda pior, e assinala justamente a ato de pegar raiva, rancor, repulsa de algo ou de alguém.
© Reprodução
Intervenção
Ação de intervir, de influenciar alguma coisa na tentativa de alterar o seu resultado. Em 2018 foi uma palavra muito usada no âmbito militar, especialmente falando de Intervenção Federal, como aconteceu com as Forças Armadas no Rio de Janeiro, por exemplo.
© Fernando Frazão/Agência Brasil
Privacidade
O vazamento de dados de milhares de usuários do Facebook por hackers trouxe à tona um debate sobre privacidade, sobre o que está no âmbito do privado, particular, especialmente sobre o modo como esses dados estão sendo usados na Internet.
© Getty Images
Melhore
Melhore vem de melhorar e, com um sentido popular, é uma palavra usada na Internet por haters ou por quem gosta de criticar o comportamento alheio, sugerindo que alguém precisa se superar ou fazer algo melhor.
© Reprodução
Sororidade
Palavra derivada do latim: soror, "irmã". Sororidade destacou-se em 2018 pelos variados movimentos feministas que ocorreram durante o ano, como o "Mexeu com uma, mexeu com todas", iniciativa de denúncia contra assédio.
© Reuters
Partiu
Partiu vem do verbo partir e ganhou a Internet com o uso de "ir embora", mas com um sentido de animação, de empolgação ou diante do que deve ser feito imediatamente.
© Reprodução
Lifestyle
RETROSPECTIVA
31/12/18
POR Notícias Ao Minuto
Dois mil e dezoito foi um ano intenso. Brasileiros foram às urnas pela democracia e se depararam com problemas como feminicídio e intervenção federal.
A nível global, tivemos descobertas acerca do corpo humano e debates acerca da privacidade nas redes sociais.
Muitos assuntos marcaram o ano e, neste sentido, o Dicio, um dos maiores dicionários online da Língua Portuguesa, selecionou 13 palavras que se destacam neste 2018 que está acabando. Confira quais são elas na galeria acima.
Leia também: Casagrande alerta, mas Tite diz que jogadores poderão pintar cabelo em 2022
PARTILHE ESTA NOTÍCIA