Flamengo inicia 2019 com perda de patrocínio e Caixa sob risco

Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o rubro-negro; a questão é que Jair Bolsonaro já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal

© Gilvan de Souza / Flamengo

Esporte DINHEIRO 24/12/18 POR Folhapress

Clube com o uniforme 'mais valioso' do Brasil, o Flamengo inicia 2019 com o desafio de repor perdas de receitas com patrocínios de sua camisa.

PUB

A Carabao, que expunha sua marca nas mangas, já está de saída. Pelo acordo inicial, os tailandeses investiriam quase R$ 200 milhões no clube, mas os valores estavam atrelados à venda de bebidas.

Os resultados não foram como o esperado e a empresa teve de refazer seu contrato com o Fla, reduzindo para aproximadamente R$ 100 milhões. A diminuição deste aporte fez com que a patrocinadora não ocupasse o espaço mais nobre do 'manto sagrado', algo que estava previsto em contrato.

+ PSG deve vender Neymar ou Mbappé para não ser punido pela UEFA

O patrocínio master é outra questão ainda indefinida para o ano. Parceira há cinco anos, a Caixa tem acordo de R$ 25 milhões por ano com o Rubro-negro. A questão é que Jair Bolsonaro, novo presidente do Brasil, já sinalizou que vai fechar a torneira com este tipo de apoio estatal.

Há ainda um novo entendimento do Tribunal de Contas da União (TCU), que definiu que é "irregular a prorrogação de contratos de patrocínio" de empresas estatais, uma vez que os mesmos "não se constituem em serviço de natureza contínua". Este acórdão pode complicar a vida de clubes de dependem dos recursos do banco.

+ Fãs encontram Neymar descalço em loja de conveniência; vídeo

Apesar destas incertezas, há uma boa razão para comemorar. Patrocinadora do clube desde 2016, a MRV renovou até 2020 e seguirá ocupando as costas da camisa do Flamengo. Segundo o jornal 'O Globo', o novo acordo saltou de R$ 16 milhões para R$ 20 milhões. De acordo com o balanço rubro-negro de 2017, o Fla embolsou na casa de R$ 90 milhões com patrocínios (incluindo valores recebidos da fornecedora de material).

O clube ainda estampa as marcas da empresa de alimentos Kodilar, da plataforma digital Descomplica, da Universidade do Brasil e da empresa de telefonia Tim. A previsão da nova direção rubro-negra é que todas as propriedades disponíveis no uniforme sigam completas neste próximo ano. Com informações da Folhapress.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

politica Polícia Federal Há 15 Horas

Bolsonaro pode ser preso por plano de golpe? Entenda

fama Harry e Meghan Markle Há 7 Horas

Harry e Meghan Markle deram início ao divórcio? O que se sabe até agora

fama MAIDÊ-MAHL Há 16 Horas

Polícia encerra inquérito sobre Maidê Mahl; atriz continua internada

justica Itaúna Há 15 Horas

Homem branco oferece R$ 10 para agredir homem negro com cintadas em MG

economia Carrefour Há 13 Horas

Se não serve ao francês, não vai servir aos brasileiros, diz Fávaro, sobre decisão do Carrefour

economia LEILÃO-RECEITA Há 13 Horas

Leilão da Receita tem iPhones 14 Pro Max por R$ 800 e lote com R$ 2 milhões em relógios

brasil São Paulo Há 15 Horas

Menina de 6 anos é atropelada e arrastada por carro em SP; condutor fugiu

esporte Indefinição Há 15 Horas

Qual será o próximo destino de Neymar?

fama Documentário Há 7 Horas

Diagnosticado com demência, filme conta a história Maurício Kubrusly

fama LUAN-SANTANA Há 16 Horas

Luan Santana e Jade Magalhães revelam nome da filha e planejam casamento