Chico Buarque e Zeca Baleiro cantam em disco sobre a cidade de Santos

A música cantada por Chico Buarque, "Futebol", cita Pelé, Neymar, Robinho, Coutinho, Pepe e outros nomes da Vila Belmiro

© AgNews / Fábio Moreno

Cultura Música 27/12/18 POR Folhapress

Embora seja a origem de nomes como Renato Teixeira e Tulipa Ruiz, a cidade de Santos entrou de vez na rota da música brasileira depois que o Charlie Brown Jr. estourou nos anos 1990, transformando a praia em escritório e fazendo do skate e do futebol temas de batidas de rock.

PUB

Agora o município do litoral paulista vai ganhar contornos de MPB. O carioca Chico Buarque, o maranhense Zeca Baleiro, o catarinense Carlos Careqa e outros nomes cantam diferentes atrações santistas nas faixas do disco "Canções de Amor Caiçara".

O álbum foi criado por dois moradores da Baixada -as letras, todas inéditas, são do escritor Manoel Herzog, autor de "A Jaca do Cemitério É Mais Doce"(Alfaguara) e do vencedor do Jabuti "A Comédia de Alissia Bloom" (Patuá), enquanto os arranjos foram feitos pelo músico Marcos Canduta.

+ Conheça os álbuns mais esperados para 2019

Conectadas como em uma opereta, as 13 faixas narram a história de um santista que trabalha em São Paulo e que, voltando ao litoral no fim de semana, encontra no ônibus uma paulistana que vai passar uns dias no litoral.

"É um amor de fim de semana. Parecido com Santos, que é uma cidade de veraneio, que as pessoas amam em poucos dias e logo vão embora", diz Herzog.

Os músicos se revezam na voz masculina do personagem e descrevem pontos emblemáticos da cidade -estão lá a praia, o orquidário, a zona de prostituição, o prédio da Bolsa do Café e o clube do Santos, por exemplo.

É justamente sobre esse lado futebolístico o sambinha cantado por Chico na faixa "Futebol", que cita Pelé, Neymar, Robinho, Coutinho, Pepe e outros nomes da Vila Belmiro. Já Baleiro, em "Descendo a Serra", narra a descida pela Serra do Mar, com os inevitáveis comboios, chuvas e neblinas.

Além dos dois e de Careqa, participam também o músico Alberto Salgado e nomes locais como Viviane Davoglio, João Maria e o grupo Filhos da Tradição, em ritmos que passam por bossa nova, fado, valsa, além do samba.

+ 'Propaganda', de Jorge e Mateus é a música mais executada da internet

Planejado para ser lançado de maneira independente, o álbum foi financiado a partir de um edital da prefeitura santista.

"Queremos mostrar que o apoio do Estado para a cultura é importante. O disco é como um manifesto", afirma Herzog. Nenhum dos artistas cobrou para participar do álbum, segundo o compositor. Com informações da Folhapress. 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Rio Grande do Sul Há 11 Horas

Avião cai em Gramado; governador diz que não há sobreviventes

mundo EUA Há 14 Horas

Professora que engravidou de aluno de 12 anos é condenada

fama GUSTTAVO-LIMA Há 17 Horas

Gusttavo Lima é hospitalizado, cancela show no festival Villa Mix e fãs se revoltam

fama WILLIAM-BONNER Há 14 Horas

William Bonner quebra o braço e fica de fora do Jornal Nacional no fim do ano

brasil BR-116 Há 15 Horas

Acidente com ônibus, carreta e carro deixa 38 mortos em Minas Gerais

fama Pedro Leonardo Há 15 Horas

Por onde anda Pedro, filho do cantor Leonardo

lifestyle Smartphone Há 15 Horas

Problemas de saúde que estão sendo causados pelo uso do celular

esporte FUTEBOL-RIVER PLATE Há 15 Horas

Quatro jogadoras do River Plate são presas em flagrante por racismo

fama Vanessa Carvalho Há 15 Horas

Influenciadora se pronuncia após ser acusada de trair marido tetraplégico

mundo Síria Há 16 Horas

'Villa' luxuosa escondia fábrica da 'cocaína dos pobres' ligada a Assad