'Foi milagre', diz vítima que sobreviveu a tromba d'água em cachoeira

Eduardo Gomes Moraes ficou desaparecidos por três dias; cinco pessoas morreram

© Reprodução / Facebook

Brasil Minas Gerais 27/12/18 POR Estadao Conteudo

Familiares de Eduardo Gomes Moraes, de 36 anos, tiveram uma boa surpresa na noite de Natal, nesta terça-feira, 25. Ele chegou a Passos (MG), após três dias desaparecido na região de São João Batista do Glória (MG). "Foi um milagre de Natal", comemorou ao voltar para casa.

PUB

Ele vinha sendo procurado desde sábado, 22, após uma tromba d'água atingir uma cachoeira onde algumas pessoas nadavam e outras praticavam rapel. Cinco morreram e Moraes contou ter sobrevivido escalando um paredão e se agarrando às pedras para não ser levado pela água.

Moraes, mais conhecido por "Chiquinho", contou que não esperou socorro no local porque a água começou a subir rápido. Ele decidiu escalar cerca de 15 metros para fugir da tromba d'água. "Ela vinha com uma pressão inexplicável". Para sobreviver, ele comeu dois lanches que tinha em uma mochila, e a partir daí passou somente a tomar muita água.

+ Formados no exterior têm novo prazo para escolher vaga no Mais Médicos

+ Grávida cai de sacada de prédio em SP após brigar com marido

Após ficar um tempo nas pedras, começou a caminhar, mas não conseguia chegar a lugar algum. "Eu não conseguia pensar direito, me perdi, não conseguia achar o rumo certo", explicou. Então voltou para um ponto mais alto, antes de tentar deixar o local novamente. Nesse intervalo diz ter visto o helicóptero dos bombeiros que auxiliava nas buscas. "Gritava e abanava os braços, só que não me viam".

Somente no início da noite de Natal ele conseguiu chegar a uma fazenda e viu uma pessoa que conhecia e o ajudou a retornar para casa, onde foi recebido com festa por parentes, amigos e vizinhos. Debilitado, com os pés bem inchados por ter perdido os calçados e cheio de picadas de insetos pelo corpo, ele foi levado a um hospital onde fez exames, tomou soro e recebeu recomendações de manter repouso.

Vítimas

Durante a tromba d'água, ele tentou salvar a amiga Pollyana Laiane Diniz Furtado, de 26 anos, e chegou a segurá-la pelas mãos e pelo cabelo. "Mas a água começou a empurrar e a levou", disse. Além dela, morreram no local Mariana de Melo Almeida Horta, de 23 anos, Maurílio Pádua Silveira, de 30, Alexsandro Antônio Pereira de Souza, de 32, e Gustavo Alfredo Godinho Lemos Ferreira, de 26.

A respeito do ocorrido, Eduardo Moraes diz que tomou algumas lições e orienta os turistas a saírem rapidamente das cachoeiras sempre que "cair um pinguinho de chuva".

"Agora só vou em praia e piscina, de cachoeira não quero saber mais não", diz.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe Há 23 Horas

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA