Ex-governador do ES, Gerson Camata é morto a tiros em Vitória

Político aposentado, ele ainda exerceu três mandatos como senador, de 1987 até 2011, foi vereador, deputado estadual e deputado federal

© Marcos Brandão/Senado Federal

Política Crime 26/12/18 POR Folhapress

O ex-governador do Espírito Santo, Gerson Camata, 77, foi morto na tarde desta quarta-feira (26) no bairro da Praia do Canto, em Vitória. Ele recebeu um tiro no pescoço, não resistiu aos ferimentos e morreu no local.

PUB

O autor dos disparos, Marcos Venicio Moreira Andrade, 66, foi preso no local do incidente por policiais militares que estavam de folga. Em depoimento à polícia, ele confessou o crime.

Andrade foi assessor de Camata durante mais de 20 anos e era alvo de uma ação judicial movida pelo ex-governador. Por causa desta ação, Andrade teve R$ 60 mil bloqueados em uma de suas contas bancárias.

Em depoimento, ele afirmou que foi tirar satisfações do ex-governador ao encontrá-lo em uma rua na Praia do Canto, bairro onde o agressor mora. Após uma discussão verbal, o ex-assessor sacou uma arma e disparou contra o ex-governador.

A arma era registrada em nome de Marcos Venício, mas estava com o registro vencido e em situação irregular. Andrade está sendo ouvido pelo Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa.

+ Impedido de deixar a prisão, Lula manda carta para se despedir de amigo

+ Bolsonaro se reúne com primeiro-ministro de Israel na sexta-feira

Em entrevista à imprensa, o secretário da segurança pública do Espírito Santo, Nylton Rodrigues, afirmou que Marcos Venício demonstrou ressentimento em relação ao ex-governador.

"Não acreditamos que tenha algo que não sido tenha sido premeditado. Até pela tranquilidade e pela calma com que Marcos Venicio confessou o crime", afirma.

Andrade é economista e chegou a ser diretor-presidente da Banestes Seguros, órgão ligado ao governo do Espírito Santo, em 2005, durante a primeira gestão do atual governador Paulo Hartung (sem partido).

Em 2009, após romper com o padrinho político, Andrade acusou Camata de receber propinas de empreiteiras, ter fraudado prestações de contas eleitorais e de obrigar funcionários a pagar despesas pessoais dele com seus salários do Senado. As acusações foram feitas em entrevista ao jornal O Globo. Na época, Camata negou as acusações.

Em nota, o governador do Espírito Santo, Paulo Hartung, lamentou a morte de Camata, classificando o crime como bárbaro e decretou luto oficial de sete dias no estado.

"Gerson foi o primeiro governador eleito no nosso Estado no período de redemocratização do país. Fez um governo realizador e que entrou para a história dos capixabas. O Espírito Santo perde uma de suas principais lideranças", afirmou.

Gerson Camata foi governador do Espírito Santo entre 1983 e 1986 pelo PMDB. Também exerceu três mandatos consecutivos no Senado, entre 1987 e 2011.

Formado em economia, Camata ganhou projeção como jornalista. Foi como apresentador da rádio Cidade de Vitória, onde comandava o programa Ronda da Cidade.

Começou a carreira política em 1967 como vereador em Vitória. Em 1971, assumiu uma cadeira de deputado estadual. Entre 1975 e 1983 foi deputado federal.

Na sua gestão frente ao governo do Espírito Santo ficou marcada pela construção de rodovias em cidades do interior do estado, o que lhe rendeu a alcunha de "governador das estradas".

Camata era casado com a ex-deputada federal Rita Camata, que em 2002 foi candidata a vice-presidente na chapa de José Serra (PSDB).

Desde 2011, não disputava cargos eletivos. Com informações da Folhapress.

 

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

brasil Goiânia Há 18 Horas

Recém-nascida é encontrada abandonada em saco colocado debaixo de árvore

mundo Tragédia Há 19 Horas

Incidente a bordo de avião da Swiss Air provoca morte de tripulante

fama Investigação Há 19 Horas

Justiça decreta prisão preventiva de dois acusados pela morte de Liam Payne

fama Gisele Bündchen Há 11 Horas

Gisele Bündchen exibe barrigão de grávida durante passeio com namorado

esporte Óbito Há 14 Horas

André Augusto, jogador do Marreco Futsal, morre aos 31 anos

mundo EUA Há 11 Horas

"Para, para, para". Controlador aéreo impede colisão em aeroporto dos EUA

fama Redes Sociais Há 11 Horas

'Estava entediada', diz influenciadora que forjou o próprio sequestro

mundo Virais Há 19 Horas

As notícias mais 'inusitadas' de 2024: Golpes, sonhos e... Tio Paulo

fama Recordação Há 13 Horas

Viúvo de Ney Latorraca fala de bastidores de beijo do ator em Tarcísio Meira

politica Ano Novo Há 10 Horas

Lula em mensagem de Ano Novo no 'X': 'Faremos ainda mais'