Navio oceanográfico Ary Rongel deixa Rio com destino à Antártica

O navio de apoio oceanográfico Ary Rongel, da Marinha do Brasil, partiu hoje (6) da Base Naval do Rio de Janeiro, na Ilha de Mocanguê, em Niterói, para à Antártica onde dará continuidade ao Programa Antártico Brasileiro (Proantar). No sábado (11), às 10h30, o navio polar Almirante Maximiniano deixa a base, com o mesmo destino. A previsão é que as duas embarcações retornem ao Brasil em abril de 2015.

© DR

Brasil Marinha 06/10/14 POR Agência Brasil

Os navios farão escalas nos portos de Rio Grande (RS); em Ushuaia, na Argentina; Punta Arenas, no Chile; Montevidéu, no Uruguai; e Buenos Aires, na Argentina, para dar continuidade às ações de suporte ao Proantar.

PUB

Segundo a Marinha, as embarcações executam as tarefas de apoio logístico aos Módulos Antárticos Emergenciais (MAE), da Estação Antártica Comandante Ferraz (EACF) e aos projetos de universidades brasileiras nas áreas de oceanografia e hidrografia, biologia, geologia, antropologia e meteorologia, fazendo levantamentos oceanográficos, coletas de amostras de água e de solo marinho, estudo das aves, pesquisas geológicas nas ilhas do Arquipélago das Shetland do Sul e na Península Antártica, além de observações meteorológicas e do comportamento das massas de água na região, que muito influencia o clima do planeta.

Para cumprir as tarefas, os navios transportam helicópteros modelo Esquilo biturbina e militares do Primeiro Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral (HU-1). Contam, também, com o apoio de equipes de mergulhadores da Força de Submarinos da Esquadra Brasileira, aptas a tarefas nas águas da Antártica.

De acordo com a Marinha, o navio de Apoio Oceanográfico Ary Rongel, também conhecido como Gigante Vermelho, cumpre a sua 21ª missão e está preparado para a navegação em regiões polares, além de operar em campos de gelo fragmentado. Já o navio polar Almirante Maximiano, fará sua sexta viagem e está preparado para a navegação em regiões polares. Uma de suas vantagens é que ele possui um guincho geológico capaz de coletar amostras do assoalho marinho, em profundidades de até dez mil metros.

PARTILHE ESTA NOTÍCIA

RECOMENDADOS

fama Luto Há 22 Horas

Morre o cantor Agnaldo Rayol, aos 86 anos

fama Televisão Há 23 Horas

'Pensava que ia me aposentar lá', diz Cléber Machado sobre demissão da Globo

mundo Catástrofe 04/11/24

Sobe para 10 o número de mortos após erupção de vulcão na Indonésia

fama Óbito Há 18 Horas

Detalhes sobre o funeral de Liam Payne são divulgados

fama Mortes Há 21 Horas

Todos os famosos que morreram em 2024 e alguns você nem lembrava

justica Desvio Há 23 Horas

Funcionário de empresa confessa desvio de R$ 500 mil para apostar no Jogo do Tigrinho

mundo Uganda Há 18 Horas

Raio cai em igreja e mata 14 pessoas durante culto em Uganda

fama Maternidade Há 23 Horas

Nasce primeiro filho de atriz Margot Robbie, diz revista

fama Cantora Há 20 Horas

Rihanna diz que torcia pela seleção brasileira e era fã de Ronaldinho Gaúcho

mundo Estados Unidos Há 23 Horas

Trump sinaliza apoio à ideia de tirar flúor da água, se eleito presidente dos EUA