© Shutterstock
De olho na expansão do mercado da beleza, um dos setores que mais cresce no País, quatro jovens estudantes apostaram na criação de um aplicativo de serviços de manicure e pedicure em domicílio para encantar pais, alunos e amigos e vencer a 3ª Feira de Empreendedorismo e Tecnologia realizado pelo Cedaspy Professional School (CPS), rede de escolas de profissionalização e capacitação para jovens. Batizado de Esmalteria S.O.S Unhas, o projeto foi desenvolvido por Camille Nunes, Emanuelly Fernandes, Maria Catarina Rocha e Nayara Andrade, em conclusão de curso e para apresentação na Feira, promovida pela unidade do Cedaspy de Contagem, entre os dias 21 e 22 de dezembro.
PUB
+ App gratuito mostra quanto tempo falta para você se aposentar
Durante o evento, o grupo vencedor arrecadou 39.400 Cedaspyus, moeda criada exclusivamente para a Feira. Os visitantes recebiam os “recursos” e destinavam a quantidade desejada de moedas aos projetos mais bem avaliados, levando em conta aspectos como criatividade, inovação, organização e apresentação.
Nesta terceira edição, cerca de 150 alunos se envolveram no desenvolvimento de 34 planos de negócios de empresas. As ideias foram avaliadas por uma banca examinadora composta também por professores e empresários convidados, que levaram em consideração a lucratividade, a estruturação do plano de negócios e o grau de inovação da proposta.
O desafio dos alunos era desenvolver uma proposta de projeto de empresa a partir dos conceitos ensinados ao longo de todo o curso do Cedaspy. Sagrou-se vencedor o grupo que arrecadou o maior número de Cedaspyus e conquistou a melhor nota. “Os estudantes são incentivados a pensar como empreendedores. Muitas ideias de negócios apresentadas na Feira têm potencial para se tornar realidade”, acredita Rodrigo Ferreira, coordenador de ensino do Cedaspy Contagem.
Entre outros projetos apresentados na 3ª Feira de Empreendedorismo e Tecnologia, destacaram-se as propostas de criação de jogos de lógica para as empresas aplicarem no treinamento dos colaboradores e estruturação de uma rede de franquias de haras.
Projeto vencedor
A S.O.S Unhas foi idealizada com o conceito de uma esmalteria tradicional, com espaço físico instalado na cidade de Contagem, sem serviços de cabelereiro. Para combinar conforto e praticidade aos clientes sem tempo de se deslocar até o salão, as quatro alunas também projetaram um aplicativo para garantir o atendimento rápido e confortável em qualquer localidade na região metropolitana de Belo Horizonte.
A sacada do projeto é que o ‘Uber da Beleza’, como o aplicativo é chamado pelas estudantes, permite aos profissionais da beleza usarem motos ou triciclos para se deslocar até os endereços dos clientes.
Para garantir o sucesso na feira e atrair o maior número de visitantes ao estande, as alunas da Esmalteria S.O.S Unhas investiram no sorteio de um kit manicure e massagens nas mãos dos potenciais clientes. “As alunas se destacaram pela estratégia de atração dos visitantes, além da organização, apresentação e execução da proposta de trabalho durante o evento”, avalia o coordenador.